A partir de 12 de outubro, a União Europeia deixará de carimbar passaportes e usará o novo sistema digital EES, com coleta de biometria e foto. A medida promete mais segurança e agilidade na imigração – mas pode gerar filas nos primeiros meses – e marca o fim da coleção de carimbos
Acabou o fetiche! Os países da União Europeia, ou mais precisamente 29 nações, não vão mais carimbar o passaporte dos viajantes – um pequeno detalhe importante para aqueles que turistas que amam colecionar carimbos no documento.
A partir do dia 12 de outubro, um novo e moderno sistema tecnológico vai aposentar o carimbo físico e adotar o EES (Entry/Exist System) – que registra entradas e saídas com base na coleta de dados biométricos.
O sistema vai guardar nome, número do passaporte, impressões digitais e uma foto do turista, armazenando-os em um banco de dados comum e compartilhado com todos os países, entre eles França, Alemanha, Espanha e Itália.
Novo Sistema – Mais Filas?
O EES promete agilizar os processos de imigração, reforçar a segurança nas fronteiras e evitar que os visitantes permaneçam no país além do máximo de tempo permitido, atualmente estabelecido em 90 dias para os brasileiros. Com ele, será possível detectar automaticamente se alguém está com o visto vencido ou se usou documentos falsos para entrar. Vai funcionar, basicamente, como uma pré-condição ao ETIAS, que é a autorização pré-viagem que a União Europeia vai implementar até 2026.
Apesar da implementação ocorrer de forma gradual, as companhias de transporte estão preocupadas com os primeiros meses de funcionamento do novo sistema, alegando que haverá um aumento nas filas de imigração, principalmente em grandes aeroportos como o Charles de Gaulle, em Paris.
Algumas estações de trens de viagens internacionais, como a St Pancras com linhas operadas pela Eurostar, também estarão sujeitas a enfrentar congestionamentos e longas filas. Na prática, para o viajante, o que muda é a primeira entrada em um país integrante do bloco, momento no qual serão coletadas fotos e biometrias. Depois disso o processo é mais fácil e rápido graças ao cadastro já feito.
O Fim de uma Era
Além dos países membros da União Europeia – com exceção da Irlanda e do Chipre, que não adotarão o sistema por enquanto – outros países como Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, que não fazem parte do bloco, vão aderir ao ESS.
As autoridades locais prometeram, inclusive, fazer campanhas informativas e ter uma infraestrutura adequada para evitar confusões, desentendimentos e agilizar processos.
A medida marca uma mudança extremamente simbólica no controle imigratório – com mais tecnologia, em teoria, haverão menos filas e consequentemente mais tempo para aproveitar e curtir o destino final, ao passo que pelo lado do viajante, a perda do carimbo no passaporte pode significar um pouco mais.
O carimbo era visto como um registro físico que preenchia as páginas de papel e eternizava momentos vívidos em outros países. E aí, você vai sentir falta do seu carimbo?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





