A LATAM anunciou que deixará de comercializar os voos diretos entre Fortaleza e Miami e entre Fortaleza e Santiago para viagens realizadas a partir de outubro de 2026. A mudança ocorre enquanto a companhia amplia sua oferta para Lisboa e reforça operações voltadas ao mercado argentino.
Em meio ao anúncio de expansão de sua operação internacional no Nordeste, a LATAM confirmou uma mudança importante em sua malha aérea: os voos diretos entre Fortaleza e Miami e entre Fortaleza e Santiago deixarão de ser comercializados para viagens a partir de outubro de 2026.
A decisão faz parte de um processo de redistribuição de capacidade da companhia, que pretende concentrar aeronaves e frequências em mercados considerados mais promissores, especialmente na ligação entre Fortaleza e Lisboa e nas novas operações entre o Nordeste e a Argentina.
Leia também 🔗 LATAM aumenta voos do Nordeste para Europa e Argentina
Lisboa ganha mais espaço na estratégia da companhia
Ao mesmo tempo em que reduz sua presença em Miami e Santiago a partir de Fortaleza, a LATAM ampliará a operação para Lisboa.
A rota passará de três para quatro frequências semanais em outubro e chegará a cinco voos por semana entre novembro de 2026 e março de 2027.
A companhia aposta no crescimento da demanda entre o Nordeste e a Europa, além do aumento do fluxo de turistas europeus para o Brasil.
Uma história recente de ajustes em Fortaleza
A ligação entre Fortaleza e Miami já vinha passando por mudanças nos últimos anos. A rota chegou a ser suspensa temporariamente em 2025, foi retomada em 2026 e agora terá novamente suas vendas interrompidas para viagens a partir de outubro.
Já o voo para Santiago é uma operação mais recente. A rota foi inaugurada pela LATAM no fim de 2024 como uma aposta para fortalecer a conectividade internacional da capital cearense com a América do Sul.
Tome nota
A notícia pode decepcionar passageiros do Ceará, especialmente aqueles que utilizavam Fortaleza como alternativa para chegar aos Estados Unidos ou ao Chile sem precisar fazer conexão em São Paulo.
Por outro lado, a decisão mostra que a LATAM está priorizando mercados que atualmente apresentam melhor desempenho comercial. O reforço da rota para Lisboa e a expansão das operações para a Argentina indicam que a companhia vê mais potencial de crescimento nesses mercados do que nas ligações para Miami e Santiago a partir de Fortaleza.
Resta saber se a suspensão será definitiva ou se essas rotas poderão voltar à malha da companhia em algum momento, caso o cenário de demanda e disponibilidade de aeronaves volte a ser favorável.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a LATAM, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




