Fernando de Noronha. Pra você pode ser apenas uma ilha paradisíaca, o lugar mais bonito do Brasil. Realmente é.
A Baia do Sancho foi eleita a praia mais linda do mundo pela sétima vez. Agora pelo Travellers´Choice Awards, do site TripAdvisor.
Pra mim, Fernando de Noronha é bem mais que isso. E é esse lugar muito especial que quero te apresentar agora. A Noronha que eu conheço. Não a turística, mas a que está no meu coração.
Fui a Noronha milhares de vezes antes de morar lá, muitos anos atrás. A ilha sempre foi pra mim um lugar mágico, de natureza indescritível. Lugar de encontrar e de fazer amigos.
Vou reunir neste post algumas dicas e os meus cantinhos favoritos dessa ilha encantadora. Vem comigo!
Aqui você encontra:
Mar de dentro e mar de fora: saiba se localizar na ilha
A primeira vez que fui a Fernando de Noronha foi por um convite muito especial do querido amigo e repórter Francisco José, que me abriu todas as portas da ilha.
Antes de embarcar no avião minúsculo da época, Chico desenhou um mapa pra mim numa folha de papel e disse: você vai entender agora o que é Fernando de Noronha e nunca vai se perder na ilha.
Dito e feito. Fernando de Noronha tem um lado voltado para o continente, o chamado mar de dentro. Nos meses de setembro a novembro o mar está super calmo, sem ondas, e é uma delícia de nadar.
Mapa Fernando de Noronha – blog atalaianoronhaO mar de dentro vai do Porto até a Baía dos Golfinhos, passando pelas praias do Cachorro, do Meio, Conceição, Boldró, Americanos, Bode, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É possível caminhar da praia do Cachorro ao Sancho pelas pedras e pela areia, um passeio maravilhoso que leva boa parte do dia.
Tempos atrás fazíamos isso livremente. Hoje o acesso à Baía dos Porcos é controlado pelo ICM-Bio e poucas pessoas entram por vez. As trilhas pelas pedras entre as praias de Conceição e Cacimba do Padre ainda existem, mas são longas e cansativas e quase ninguém usa mais. É mais fácil ir de uma praia a outra de carro pela estrada, a BR-363, a segunda menor BR do Brasil.
A ilha se modernizou. Tem uber, táxi, ônibus e muitas opções de passeios de buggy, o chamado Ilha Tour. Antes, conhecíamos cada carro que passava pela estrada, sabíamos de quem eram. Eram só 18 carros e percorríamos a ilha de carona neles e no carro de boi que fazia frete. Os tempos mudaram.
Mar de fora: voltado pro oceano
O outro lado da ilha é o mar de fora, voltado pro Oceano Atlântico, com praias de acesso mais difícil e controlado pelo ICM-Bio.
Quando o mar de dentro está calmo, o de fora está agitado, com muitas ondas. Ele guarda lugares belíssimos, algumas das joias da ilha.
São apenas 3 praias desse lado: Leão, Atalaia e Sueste. Só dá pra chegar nelas de carro e com autorização do ICM-Bio.
A praia do Sueste está fechada pra banho por causa de um ataque de tubarão. Só é possível mergulhar com guia credenciado do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que você contrata na praia. Mas é possível andar pela areia e fotografar a praia, que é maravilhosa!
A praia do Leão é uma das minhas preferidas na ilha e uma das mais bonitas que já vi em toda minha vida. Ela é absurdamente linda. É chamada assim porque tem uma ilha na frente com formato de leão marinho. Hoje a entrada também só é permitida com o ingresso do parque e o banho só é possível em algumas épocas e lugares restritos.
As restrições são para preservar mais Noronha, que recebe muitos e muitos turistas por dia. A ilha precisa ser preservada e mantida, é um patrimônio inestimável. Mas pra quem conheceu os velhos tempos, muita coisa mudou. Muitas vezes cheguei na ilha e fui direto pra praia do Leão passar o dia inteiro na praia deserta, sem ninguém.
A praia de Atalaia também é inacreditavelmente linda. Tem uma barreira de corais que forma uma piscina com esguichos de água. Mas agora não é mais possível tomar banho nela. Pra chegar até Atalaia é necessário marcar antes a trilha na sede do parque. Já explico.
Parque Nacional Marinho: como ter acesso
Os lugares mais inacreditavelmente lindos de Fernando de Noronha estão dentro do Parque Nacional Marinho e para visitá-los é preciso comprar o ingresso do parque. Recomendo que você faça isso assim que chegar na ilha, antes mesmo de fazer check-in no seu hotel.
A sede do Parque fica na beira da estrada, na praia do Boldró, caminho de quem sai do aeroporto. É só chegar no centro de visitantes e comprar o ingresso, válido por 10 dias. Também dá pra comprar online, por este site, e avisar sua data de chegada. Hoje o ingresso custa R$179 para brasileiros e o dobro, R$358, para estrangeiros.
O parque tem uma série de trilhas que precisam ser agendadas se você quiser fazer. Mas atenção: as trilhas não são para as principais atrações da ilha. Essas atrações, que são as praias e os mirantes como a Praia do Sancho, Baía dos Golfinhos, Baía dos Porcos, Leão e Sueste, podem ser acessadas apenas com o ingresso do parque.
O agendamento é para trilhas mais extensas e difíceis, além da praia de Atalaia. Eu não costumo fazer, mas se for de seu interesse compareça no centro de visitantes entre 15h30 e 16h para pegar uma senha, assistir a uma palestra e fazer o agendamento.
O que fazer em Fernando de Noronha – comece por aqui
Minha dica mais valiosa pra você: seu primeiro passeio deve ser o Ilha Tour. Com ele você percorre todas as praias e já conhece a ilha toda. Nos outros dias escolhe os lugares de que mais gostou e volta. Simples assim.
1 – O Ilha Tour dura o dia todo e pode ser feito em buggys de 4 pessoas, abertos. Se você quiser conforto contrate um guia que tenha um SUV fechado com ar condicionado. Faz muito calor o dia todo. Há muitas opções de agências e guias em Noronha. Vou deixar uma indicação aqui do meu guia – com ar condicionado :)) mas você pode conseguir facilmente indicação no seu hotel. O meu guia é o Rodrigo, tel: 81-99314-8211.
O passeio percorre todas as praias da ilha mas meu destaque vai para a trilha Golfinho-Sancho. Toda em deck de madeira, facinha de fazer e com uma vista indescritível pro Morro dos Irmãos e pra Baía do Sancho, praia considerada 7 vezes a mais bonita do mundo.
A trilha também leva ao mirante da Baía dos Golfinhos, local onde os golfinhos rotadores chegam todas as manhãs bem cedinho pra se alimentar e se reproduzir. É um lugar de muita paz e mar de um azul profundo e excepcional.
O Ilha Tour geralmente termina com o pôr-do-sol no Mirante do Fortinho do Boldró, onde você contempla o sol se pondo na praia Cacimba do Padre, atrás do Morro Dois Irmãos. Indescritível.
Passeio de barco – um outro ângulo da ilha
2 – O segundo passeio que te indico também é obrigatório na minha opinião. Nem pense em ir a Noronha e não fazer o passeio de barco pelo mar de dentro e ilhas secundárias. É outro visual, outra forma de ver e conhecer a ilha. Um passeio magnífico e inesquecível. E se tiver sorte você ainda vai ver muitos golfinhos nadando por perto.
Hoje os barcos não podem mais seguir os golfinhos e a fiscalização é constante. Mas na maioria das vezes são eles que chegam perto das embarcações e dá pelo menos pra tirar algumas fotos.
Antigamente os barcos paravam quando eles se aproximavam e a gente mergulhava pra nadar com eles. Já nadou com um golfinho selvagem totalmente livre? É uma experiência que nunca mais se consegue esquecer.
Noronha tem uma espécie endêmica de golfinhos, os rotadores, que só vivem na ilha. Eles são chamados assim porque dão piruetas no ar, coisa linda de se ver. Espero que você tenha sorte.
Os passeios de barco duram em média 3 horas e podem ser coletivos ou privativos. Geralmente levam comida a bordo e param pra um mergulho na praia do Sancho. Lembre-se de levar o ingresso do Parque. Se for à tarde vai terminar com um sensacional pôr-do-sol no caminho de volta pro Porto.
Se você estiver sozinho o passeio coletivo pode ser uma opção melhor. Mas para grupos recomendo o privativo, que te dá total liberdade de escolher o roteiro. Geralmente a tripulação faz um belo churrasco e dá pra passar mais tempo mergulhando onde você escolher. Normalmente começam nas ilhas secundárias, como a Ilha Rata, belíssimo ponto de mergulho.
Faço os passeios de barco com o Ricardo Dantas, conhecido como Buiu, que também é o músico de Noronha. O telefone de contato é 81-99724-2826 e o Instagram dele é nesse link
Reserve um dia para curtir as praias
3 – Minha terceira dica: tire um ou mais dias pra percorrer as praias com calma. Comece pela Cacimba do Padre, que é divina, e nade pertinho do morro Dois Irmãos. Suba a pequena trilha e se encante com o visual do morro bem pertinho.
Continue pela trilha e desça até a Baía dos Porcos. Hoje não é mais possível mergulhar na piscina natural entre os corais, mas nem precisa. É tão lindo que basta olhar.
Depois vá curtir o fim de tarde e o happy hour no bar da praia do Meio, ou no meu cantinho preferido pra ver o pôr-do- sol, a praia de Conceição. É a praia de mais fácil acesso, onde os nativos e moradores da ilha costumam ir nos fins de tarde e fins de semana.
Na Conceição fica meu bar preferido de todos os fins de tarde, o Bar Duda Rei, uma instituição da ilha. Tem a cerveja mais gelada e música ao vivo a partir das 17h. O dono, um grande amigo, Duda Rei, instalou uma banheira na areia mais de 20 anos atrás. Ela virou a marca registrada do bar e ainda está lá pra quem quiser tomar um belo banho de chuveiro.
Conheça a Vila dos Remédios: Noronha também é História
4 – Quarta dica: caminhe pela Vila dos Remédios, o centro histórico da ilha. Suba no Forte dos Remédios e se encante com a vista, conheça a igreja Nossa Senhora dos Remédios. Noronha faz parte da história do nosso país.
No centrinho histórico também fica o Palácio São Miguel, sede da administração da ilha. E é na Vila dos Remédios que fica a maioria dos bares e restaurantes.
Também é lá que acontece a maior parte da vida noturna de Noronha, minha dica número 5!
5 – Quinta dica: aproveite a vida noturna. Sim, a ilha é animadíssima à noite. Cada dia a programação é num lugar diferente, com estilos de música variados.
O point mais famoso e antigo da noite em Noronha é o bar do Cachorro, que tem uma vista belíssima da Praia do Cachorro e um belo pôr-do-sol também. À noite tem forró duas vezes por semana e está sempre animado.
O bar Muzenza, ao lado da igreja e quase em frente ao bar do Cachorro, tem reggae e samba em dias alternados.
Mas pra curtir a noite de Noronha, prepare o bolso – os bares estão cobrando entrada de cerca de R$80 dos turistas. Bem caro na minha opinião.
Onde comer em Fernando de Noronha
6 – Hoje a ilha está muito bem servida de restaurantes. São várias excelentes opções, inclusive nos hotéis mais luxuosos. Vou deixar como minha dica numero 6 os meus locais preferidos.
O Festival Gastronômico do Zé Maria acontece todas as quartas e sábados na Pousada Zé Maria. Tem que reservar antes por este link.
O Festival na verdade é um grande evento. A mesa de frutos do mar é gigantesca e sempre tem a maior paella que já vi na vida. Os peixes dos sashimis geralmente são pescados no dia pelo próprio Zé Maria e é tudo muito fresco. As sobremesas são deliciosas.
Depois do jantar o Zé promove um karaokê com apoio musical do Buiu, o músico da ilha. É super divertido. Os vencedores ganham brindes e muitos aplausos.
Além do Festival, super recomendo o restaurante Xica da Silva, que fica na Floresta Nova, pertinho da Vila dos Remédios. Os pratos são divinos, sensacionais, e o ambiente é uma delícia. Confira neste link do Instagram.
Quer ir mais a fundo? Escolha uma aventura
7 – Minha última dica neste artigo: se já fez tudo o que queria na ilha tente uma aventura mais radical. Há várias opções – você pode fazer um mergulho de cilindro com alguma das operadoras locais.
Pode tentar o PlanaSub, que é uma espécie de prancha onde você mergulha com snorkel e é rebocado por um barco enquanto observa o fundo do mar. É bem bacana, mas só contrate com referências de quem segue os padrões de segurança.
Outra opção aventureira é fazer o passeio de canoa havaiana saindo do Porto e passando por várias praias.
Onde ficar em Fernando de Noronha?
Hoje existem dezenas de opções para todos os bolsos. De hotéis caríssimos e renomados até as casas dos nativos transformadas em pousadas.
Eu sou suspeita, morei na casa do Zé Maria quando era uma pequena pousada com 3 quartos e sempre foi minha referência de casa e família em Noronha. Então só fico lá. Pra mim é a pousada mais charmosa e acolhedora da ilha. Confira neste link.
Uma excelente localização para se hospedar é a Floresta Nova, bairro próximo a tudo, de onde é possível ir a pé até a Vila dos Remédios. Uma opção de luxo lá é a Pousada Lua Bela, neste link. Ou a Pousada Maria Bonita, neste link, de que o ator Bruno Gagliasso é um dos sócios.
Opção mais econômica por lá é a Pousada Capim-Açu, neste link.
Outros hotéis badalados da ilha são a Pousada Maravilha, na Baía do Sueste, neste linke o novíssimo Nannai Noronha Solar dos Ventos, neste link, que tem um restaurante badaladíssimo e bem famoso também.
Outra opção é a Pousada da Morena, ao lado do Zé Maria, na Floresta Velha, neste link.e a Triboju, do meu amigo e cantor Ju Medeiros, neste link.
A famosa taxa de preservação
Lembro que para ficar em Fernando de Noronha é preciso pagar a Taxa de Preservação Ambiental, cobrada pelo Governo de Pernambuco (Noronha é distrito administrado pelo Estado). O valor depende do número de dias. Começa em R$92,89 por 1 dia e chega a R$590,81 por 7 dias, tempo ideal pra conhecer e curtir a ilha.
A taxa pode ser paga no desembarque ou antes, pela internet, por este link.
Gostou das dicas?
Espero que minha visão super pessoal de Fernando de Noronha tenha sido útil pra você. Se tiver alguma outra dica da ilha ou quiser conta sua experiência pessoal compartilhe com a gente nos comentários.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.