Em breve os brasileiros deverão ter mais uma opção de empresa aérea para viajar para a Europa. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a EuroAtlantic Airways a operar voos regulares para o Brasil. O anúncio foi feito no Diário Oficial da União e publicado no dia 06 de fevereiro.
Com a autorização a EuroAtlantic poderá realizar o transporte de passageiros e cargas chegando ou saindo do Brasil, enquanto a operação de voos domésticos continua restrita a empresas brasileiras. A empresa foi fundada sob o nome de Air Madeira e possui rotas para destinos no Atlântico Norte, Caribe, América Central e do Sul, África, Oriente Médio, Pacífico, Oceania.
Atualmente a companhia já operava no país através de voos fretados por outras empresas. No último ano, por exemplo, a empresa forneceu aeronaves para a Azul realizar voos entre Campinas e Lisboa. Em 2023 a companhia também havia fechado uma parceria com a TAP para realizar voos até Natal, no Rio Grande do Norte.
Fundada em 1993 e com sediada em Portugal, a EuroAtlantic Airways tem como foco o transporte de mercadorias, aluguel de aeronaves e voos sob demanda. Ainda não está claro se uma nova rota ligando o país à Portugal será implementada rapidamente, mas com o anúncio, a companhia passa a poder comercializar diretamente com os passageiros.
Abertura de Mercado
Segundo a Anac, a aprovação para a entrada da EuroAtlantic Airways no mercado aumentaria a concorrência, trazendo novas opções para passageiros e para o setor logístico.
“O Brasil tem 98% da sua aviação nas mãos de 3 companhias. É uma grande concentração. Mas é algo global. Tenho me dedicado a fortalecer a possibilidades de rotas e novos voos internacionais para o Brasil, e isso vem acontecendo”, afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Segundo o ministro, o ministério enviará uma proposta para modernizar a regulamentação aérea no país assim que as novas presidências da Câmara e do Senado fossem definidas.
Tome Nota
Novas possibilidades são sempre importantes para aumentar o nível de competitividade e baixar os preços para o usuário final. Resta agora entender os planos da EuroAtlantic Airways sobre eventuais rotas a serem exploradas no Brasil e suas frequências. Será que as antigas rotas operadas em parceria com Azul e TAP podem ser indicadores de seus planos para o Brasil? Continuaremos aguardando por novidades o mais rápido possível.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.