A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirmou que vai retomar “em breve” o agendamento de vistos para estudantes e que adotará novas diretrizes – entre elas está a verificação das redes sociais dos candidatos.
Os brasileiros que desejam tirar visto para estudar nos Estados Unidos terão que deixar seus perfis nas redes sociais públicos. O governo norte-americano pretende verificar o conteúdo e qualquer publicação considerada hostil poderá influenciar na decisão oficial — ou seja, o visto poderá ser negado.
Por enquanto, a orientação vale para os solicitantes a três categorias de visto não-imigrantes:
- Estudante acadêmico (categoria F)
- Intercâmbio (categoria J)
- Técnicos/vocacionais (categoria M)
Na semana passada, o Departamento de Estado já havia informado que novas diretrizes foram implementadas para a concessão do visto a estudantes.
Na última quarta-feira, dia 25, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um comunicado em que confirma que as medidas serão adotadas por aqui e que os consulados em território nacional retomarão “em breve” o agendamento para essas categorias de visto. O procedimento foi suspenso em maio.
O texto indica que haverá verificação da “presença on-line” dos candidatos a visto de estudante, sem especificar quais são as redes sociais. Não há menções sobre outras categorias de visto.
“De acordo com novas diretrizes, realizaremos uma verificação abrangente e minuciosa, incluindo a análise da presença on-line de todos os solicitantes de vistos de estudante e de intercâmbio nas categorias não-imigrantes F, M e J”, diz a nota divulgada pela embaixada.
Segundo o levantamento Open Doors, do Institute of International Education, organização norte-americana, os Estados Unidos receberam 1,1 milhão de estudantes estrangeiros no ano letivo 2023-2024 – 331 mil eram provenientes da Índia (29,4% do total) e 277 mil, da China (24,6%).
O Brasil foi o nono país que mais enviou estudantes internacionais – foram quase 17 mil (1,5%).
O Que O Candidato A Visto Deve Apresentar
O Departamento de Estado já afirmou que a decisão sobre concessão de visto a estudantes é uma “decisão de segurança nacional”. Na avaliação do governo de Donald Trump, “os EUA devem manter vigilância rigorosa” para garantir a segurança dos cidadãos norte-americanos e dos interesses nacionais.
“O Departamento de Estado está comprometido em proteger nossa nação e nossos cidadãos, mantendo os mais altos padrões de segurança nacional e pública no processo de concessão de vistos. Obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”, diz o comunicado divulgado pela embaixada.
Além de ajustar as configurações de privacidade das redes sociais, a embaixada afirma que os candidatos a visto de estudante devem apresentar de forma clara a elegibilidade para o tipo de visto solicitado, incluindo a intenção de participar “exclusivamente” de atividades ligadas aos termos de sua admissão no país.
Mudanças Para Renovação de Vistos
O governo dos Estados Unidos já havia anunciado mudanças significativas nas regras de renovação de vistos de não imigrantes, afetando turistas, estudantes e profissionais que desejam ingressar no país.
A principal alteração foi a redução do prazo para renovação de vistos sem necessidade de entrevista presencial, que passou de 48 meses para 12 meses após o vencimento do visto anterior. A medida entrou em vigor em fevereiro de 2025.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





