A companhia aérea de Abu Dhabi, Etihad, registrou recordes operacionais, reforço de frota e ampliação de sua rede internacional de voos rumo à meta de 38 milhões de passageiros até 2030.
Recorde Histórico
A Etihad Airways ultrapassou, pela primeira vez em sua história, a marca de 20 milhões de passageiros transportados em um intervalo de 12 meses. O número representa o dobro do total registrado há apenas dois anos e meio, em um crescimento impulsionado pela expansão da malha aérea e pelo aumento da demanda global. Segundo a empresa, a marca é resultado direto de uma estratégia de crescimento bem definida, aliada a um foco em eficiência operacional e experiência do cliente.
A conquista vem após um primeiro trimestre de 2025 considerado o melhor da história da companhia, com lucro líquido de AED 685 milhões e índices recordes de satisfação dos passageiros.
“Somos a única companhia aérea da região crescendo nesse ritmo e não temos intenção de desacelerar. 2025 está se mostrando o nosso melhor ano até agora”, declarou Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways.
Upgrade surpresa em comemoração

Para celebrar a marca de 20 milhões de passageiros, a Etihad surpreendeu um casal indiano, os Chopra, que viajava de Nova Délhi a Toronto para visitar as filhas. Ao embarcarem no trecho até Abu Dhabi, foram recebidos com upgrades para a classe executiva do A350. No aeroporto Zayed International, receberam o status Gold do programa Etihad Guest e, finalmente, no voo para o Canadá, foram convidados a ocupar The Residence, a suíte de três ambientes a bordo do A380, considerada a experiência mais luxuosa da aviação comercial. “Nos sentimos como celebridades”, afirmou o Sr. Chopra, emocionado.
Expansão da frota da Etihad
A Etihad também comemora os números de sua frota operacional, que agora ultrapassa 100 aeronaves. Entre as novidades, estão a reintrodução do sétimo Airbus A380, a entrega de um Boeing 787-9 com tripulação inteiramente emiradense e o recebimento do primeiro dos três novos Airbus A350-1000s.
A empresa planeja ainda a chegada de 18 novos aviões até o final de 2025, incluindo os Airbus A321LR, que estreiam em 1º de agosto. Esses modelos trarão um novo padrão de conforto para rotas de média distância, com suítes de primeira classe, assentos totalmente reclináveis na classe executiva, telas 4K e Wi-Fi de alta velocidade disponível em todas as cabines.
Em paralelo, a companhia já havia anunciado a encomenda de 28 wide-bodies da Boeing, como parte de seu plano de crescimento e renovação da frota.
Malha internacional se aproxima de 90 destinos
Com o anúncio de sete novos destinos nos últimos dias, a Etihad soma 27 novas rotas somente em 2025. Até o fim do ano, a expectativa é de atingir quase 90 destinos internacionais.
A expansão da malha aérea é parte de um plano contínuo da Etihad para dar suporte ao crescimento econômico dos Emirados Árabes, impulsionando o turismo e os negócios na região. A companhia projeta, até 2030, uma rede com mais de 125 destinos, frota superior a 170 aeronaves e cerca de 38 milhões de passageiros transportados anualmente.
Etihad no Brasil
Atualmente, a Etihad Airways não opera voos diretos para o Brasil. A companhia aérea dos Emirados Árabes iniciou suas operações no Brasil em junho de 2013 com aeronaves Airbus A340, oferecendo voos diretos entre São Paulo e Abu Dhabi. No entanto, em março de 2017, a Etihad suspendeu suas atividades no país.
Mas há indícios de que a companhia possa retornar ao mercado brasileiro em um futuro próximo. Rumores indicam que a companhia já teria solicitado slots para o verão de 2026 no aeroporto paulista, no entanto, a ANAC ainda não confirmou oficialmente essa solicitação.
O governo brasileiro também tem demonstrado interesse na volta da empresa ao país, com o Ministro de Turismo, Silvio Costa Filho, mencionando o tema em diversas ocasiões e destacando o interesse da Etihad em retomar suas operações.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





