Neste post buscarei falar sobre o que é o tempo mínimo de conexão, ou Minimum Connection Time, e a sua importância não só para as companhias áreas, mas também para os passageiros.
Aqui você encontra:
Introdução
Resumidamente, o tempo mínimo de conexão (MCT) é o intervalo de tempo necessário para que seja viável uma conexão entre dois voos.
Diversos fatores são considerados para determinar e fixar este tempo, como o processo de trânsito do passageiro pelo aeroporto, incluindo o tempo gasto pelos passageiros de deslocamento até o portão de embarque, além do tempo de transporte das bagagens entre as aeronaves, entre outros fatores.
Conceito
O tempo mínimo de conexão (MCT) é o tempo necessário para que um passageiro realize, com sucesso, uma conexão entre dois voos.
Também é conhecido como tempo legal de conexão e mínimo tempo de “layover”, é utilizado pelas companhias aéreas para estabelecer um tempo mínimo (e viável) de conexão entre dois voos.
Normalmente, as conexões que envolvem voos internacionais, demandam um MCT maior, considerando os processos que envolvem a imigração e segurança (raio-x), por exemplo.
Exemplos
Recentemente, a British Airways (BA) aumentou em 15 minutos o MCT de seus voos de conexão no aeroporto de Londres Heathrow (LHR). Assim, o tempo mínimo anterior, que era de 60 minutos, passou a ser de 75 minutos, sendo um dos mais longos.
Outro exemplo que podemos citar envolve a cia Lufthansa, que, como sabemos, tem os seus hubs em Frankfurt e Munique, sendo que, pelas características de cada aeroporto, o MCT em Frankfurt (FRA) é superior ao de Munique (MUC).
Quem já passou e realizou conexões nos dois aeroportos entenderá bem os motivos dessa diferença, já que são longas as caminhadas que nós, passageiros, temos que fazer no processo de desembarque, além do considerável tempo que a aeronave utiliza taxiando.
Por fim, importante registrar que os tempos mínimos de conexão podem variar entre 25 minutos (no aeroporto de Viena, por exemplo) a duas horas.
Como Consultar o MCT
Para os curiosos (como eu) de plantão, deixo a dica que, nas companhias que ainda lá constam (infelizmente, nos últimos tempos, várias cias foram excluídas dentre as opções existentes nessa ferramenta), o ExpertFlyer indica o MCT.
Vejam, como exemplo, nos prints de tela a seguir, que o MCT em uma chegada de um voo internacional como a American Airlines (AA), conectando em Guarulhos (GRU) para um voo nacional como a Gol (G3) é de 1h30min:
A Importância do MCT
O MCT é importante não só para o passageiro, mas para as próprias cias.
Afinal, quanto maior o tempo mínimo de conexão que um determinado aeroporto exige, menor será a quantidade de voos que o passageiro poderá optar para, na conexão, seguir viagem para o próximo destino.
De igual modo, do ponto de vista da companhia área, quanto menor o tempo de conexão, menor o tempo total do voo para o passageiro, elemento que, frequentemente, é um diferencial na escolha da passagem.
Tome Nota
No presente post explicamos o que é o tempo mínimo de conexão e a sua importância não só para o passageiro, mas também para as companhias áreas.
Mostramos, inclusive, como é possível, em alguns casos, consultar o MCT, utilizando-se da ferramenta paga ExpertFlyer (EF).
Então, caro leitor, você já conhecia e sabia da importância do tempo mínimo de conexão (MCT) nos seus voos? Lembra algum aeroporto, além dos citados, em que esse tempo é bem reduzido ou bem extenso?
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras notícias em nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.