A emissão de visto americano corre sério risco de interrupção devido ao shutdown (paralisação) do governo dos Estados Unidos por falta de orçamento. O Departamento de Estado, responsável pelos vistos, é afetado, limitando serviços consulares e a comunicação oficial. A crise já causa o fechamento de parques nacionais e museus, como o Grand Canyon e museus.
A emissão de vistos para os Estados Unidos pode ter a sua emissão interrompida, segundo a embaixada do governo americano no Brasil. De acordo com a entidade, as questões orçamentárias seriam o obstáculo e os serviços continuarão “até onde a situação permitir”.
O comunicado foi postado na conta oficial da Embaixada no X.
“Devido à paralisação orçamentária, esta conta do X não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”.
Veja abaixo:

Conta do X da Embaixada americana
O fato está diretamente ligado ao “shutdown” do governo federal dos Estados Unidos, que vive um impasse e cria instabilidade no mercado americano.
O que é o “Shutdown” e Como Afeta o Visto?
A paralisação do governo ocorre quando o Congresso Americano não consegue aprovar uma lei de financiamento (Orçamento) para o próximo ano fiscal antes do prazo final, ou não consegue aprovar uma medida de financiamento temporário.
Quando isso acontece, o governo federal dos EUA precisa suspender as operações dos serviços considerados “não essenciais” por falta de verba autorizada. No caso, o Departamento de Estado dos EUA, responsável pelas Embaixadas e Consulados (onde os vistos são processados), é um deles.
Em paralisação desde o 1º de outubro, o que pode ocorrer para quem precisa do visto americano ou para quem está no processo, é:
- Suspensão de Operações: Muitas atividades, incluindo o processamento de vistos, dependem do financiamento federal. Durante um shutdown, os serviços considerados não essenciais (que podem incluir a marcação de novas entrevistas e o processamento de vistos de não-imigrantes, como turismo e estudante) podem ser interrompidos ou limitados.
- Vistos Atuais: Embora os serviços de visto tendem a continuar funcionando com base nas taxas já pagas (que financiam as operações consulares), não há garantia de que o funcionamento normal se mantenha se o impasse orçamentário persistir por um longo período.
- As contas oficiais nas redes sociais e outras formas de comunicação podem não ser atualizadas regularmente até que a situação orçamentária seja resolvida.
Parques e Museus Fechados
Como consequência do shutdown, milhares de turistas já sentem os impactos em solo americano. A conta oficial do National Parks Conservation Association no X já divulgou a respeito do fechamento total ou parcial de alguns parques. Em frente aos atrativos turísticos já é possível encontrar barreiras, placas de “fechado” e funcionários inexistentes, já que estão operando em regime de emergência.
O que acontece na prática é que alguns atrativos turísticos mais isolados fisicamente podem estar completamente trancados, enquanto outros ficam parcialmente abertos, mas sem funcionários de segurança para fazer a patrulha, manutenção ou orientação aos visitantes.
Alguns dos lugares afetados que se tem notícia até o momento são o Yellowstone, Yosemite, Grand Canyon, Zion, Everglades, Mount Rushmore (parcialmente). Além disso, os museus também estão sendo fechados ou funcionando em dias específicos com a verba de anos anteriores, conforme relata o Instituto Smithsonian, que administra cerca de 19 museus (como o Museu Nacional de História Natural, o Museu Nacional do Ar e Espaço e a Galeria Nacional de Arte) e o Zoológico Nacional.
Segundo a US. Travel, as perdas do turismo nos Estados Unidos podem chegar a US$ 1 bilhão.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





