A Emirates lançou uma ampla iniciativa de acessibilidade, com novos serviços, produtos e melhorias que visam tornar toda a experiência de viagem mais inclusiva e confortável para todos os passageiros.
A Emirates anunciou uma série de novos serviços e melhorias voltadas para passageiros com necessidades de acessibilidade, apresentadas na 7ª edição da AccessAbilities Expo, realizada no Dubai World Trade Centre. As iniciativas abrangem desde plataformas digitais até produtos a bordo e infraestrutura no aeroporto de Dubai, com foco em tornar a experiência de viagem mais inclusiva.
Hub de Viagem Acessível e Inclusivo
O principal destaque é o lançamento do Accessible & Inclusive Travel Hub no site da Emirates, que centraliza informações para viajantes com diferentes necessidades de acessibilidade. O portal permite planejar a viagem por tipo de deficiência (mobilidade, visual, auditiva ou deficiência oculta) ou por etapa da jornada (pré-voo, embarque em Dubai, voo, conexão e chegada).
O hub inclui ainda seções sobre viagens em família, transporte de cadeiras de rodas e dispositivos médicos, e acesso a serviços específicos de Dubai, como o cartão turístico Sanad. O site foi desenvolvido com foco em usabilidade e acessibilidade, testado com leitores de tela, controles por voz, navegação por teclado e contraste visual adequado.
Produtos Sensoriais e Conforto a Bordo
A partir de 1º de novembro de 2025, a Emirates oferecerá produtos sensoriais e brinquedos antiestresse para passageiros neurodiversos, incluindo cubos e brinquedos em forma de avião, para auxiliar no controle de ansiedade e estímulos durante o voo.

Na classe executiva, a companhia introduziu um novo “mattress hood”, que prende o colchão à poltrona, evitando a necessidade de recolhimento durante o voo. A novidade chega para oferecer maior conforto para passageiros com mobilidade reduzida.
Entretenimento e Acessibilidade Digital
O sistema de entretenimento ice passou a oferecer mais de 600 filmes com legendas ocultas e 200 com descrição em áudio, além de compatibilidade com aparelhos auditivos. Em aeronaves Airbus A350-900, a interface foi redesenhada para clientes com deficiência visual, com navegação por áudio e gestos tácteis, desenvolvida em parceria com a multinacional francesa de tecnologia e defesa Thales, e grupos de defesa de pessoas com deficiência.
Infraestrutura e Serviços em Dubai
No terminal 3 do Aeroporto Internacional de Dubai, foram implementados corredores inteligentes sem barreiras físicas, com biometria e câmeras ajustáveis. Quiosques de autoatendimento ganharam recursos de texto para fala, braille e ajustes de altura.
O serviço Emirates Accessible Chauffeur Drive também será expandido: a companhia introduziu um veículo Mercedes V250 com rampa elétrica para cadeiras de rodas, com previsão de ampliar a frota para 10 unidades até 2026.
Leia também 🔗 Emirates apresenta primeiro Boeing 777 retrofitado na África
Pesquisa, Inovação e Certificações
A Emirates mantém um departamento de inovação dedicado à acessibilidade, desenvolvendo protótipos de cabine com QR codes que fornecem descrições em áudio e haptics para localização de assentos e serviços.
A companhia estabeleceu o Office of Accessibility and Inclusion e tornou-se a primeira companhia aérea certificada para autismo em março de 2025. Mais de 35 mil funcionários receberam treinamento para atender passageiros com autismo, e o programa Travel Rehearsal permite que clientes pratiquem etapas do aeroporto antes da viagem.
As iniciativas da Emirates visam padronizar processos globais de acessibilidade e criar consistência em todos os pontos de contato, incluindo site, call centers, aeroportos e serviços a bordo. A companhia também colabora com legisladores, operadores e grupos internacionais para avançar na agenda de acessibilidade no setor aéreo.
Leia também 🔗 Emirates libera resgate com milhas para cabine premium economy
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Emirates, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





