A Embraer recebeu pedidos firmes de jatos de duas companhias aéreas e ampliou o suporte para a Airlink durante o Dubai Air Show.
A Embraer recebeu pedidos firmes de jatos de duas companhias aéreas durante o primeiro dia do Dubai Air Show: a Air Côte d’Ivoire, da Costa do Marfim; e Helvetic Airways, da Suíça. Além disso, a fabricante ainda e ampliou o suporte à Airlink, da África Austral.
Os contratos envolvem os modelos E175 e E195-E2 e, incluindo opções adicionais, podem chegar a até 20 aeronaves, reforçando a liderança da brasileira no segmento de jatos regionais, com foco na modernização de frotas, eficiência operacional e expansão da conectividade aérea na África e na Europa.
Leia também 🔗 Embraer fecha terceiro trimestre com recorde histórico de pedidos
Air Côte d’Ivoire Aposta no E175 para Expansão Regional
A companhia aérea nacional da Costa do Marfim confirmou pedido firme de quatro jatos E175, com opção de compra de mais oito unidades, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2027. As aeronaves terão 76 assentos, sendo 12 na classe executiva e 64 na econômica, e serão usadas em rotas domésticas e regionais, substituindo gradualmente a frota de turboélices.
O E175 foi escolhido por seu alcance, velocidade, conforto e capacidade de carga, fatores considerados essenciais para ampliar a conectividade a partir do hub de Abidjan. Segundo Laurent Loukou, CEO da Air Côte d’Ivoire, o modelo permitirá otimizar operações, reduzir custos e melhorar a experiência do passageiro, além de apoiar o crescimento da malha aérea e a expansão do hub.
Helvetic Airways Reforça Frota E2 na Europa
A Helvetic Airways realizou pedido firme de três jatos E195-E2, com direitos de compra adicionais para cinco aeronaves, elevando a frota E2 de 12 para até 20 unidades. A primeira entrega está prevista para o final de 2026. Os jatos terão 134 assentos em classe única e assentos Recaro, oferecendo maior conforto, eficiência de combustível e menores emissões de ruído.
Segundo Tobias Pogorevc, CEO da Helvetic Airways, o pedido reforça a estratégia de frota moderna e sustentável da companhia, mantendo flexibilidade operacional para operações regulares, charter e wet-lease na Europa.
“O E195-E2 é a aeronave ideal para nossa malha aérea, oferecendo eficiência de combustível excepcional, baixas emissões de ruído e uma experiência de alta qualidade aos nossos passageiros. Este pedido apoia tanto a estratégia para a nossa frota moderna quanto as metas de sustentabilidade da companhia, enquanto mantém nossa flexibilidade operacional em toda a Europa. O pedido também aumentará nossa capacidade de atender a vários clientes europeus por meio de nossas operações de wet-lease” comenta o CEO.
A Helvetic foi pioneira na operação de E190-E2 e E195-E2 no Aeroporto London City, demonstrando as capacidades de aproximação íngreme e desempenho silencioso da aeronave.
Airlink Amplia Programa de Suporte para Novos E195-E2
A Airlink estendeu o Programa Pool de Componentes da Embraer aos dez novos jatos E195-E2 que adquirirá por leasing junto à Azorra. O programa já atende a frota existente da companhia, composta exclusivamente por aeronaves da Embraer, e passará a cobrir 78 aviões, contribuindo para reduzir o tempo em solo e aumentar a confiabilidade operacional.
A Airlink opera em 47 destinos de 15 países na África Austral e Oriental, incluindo Madagascar e Ilha de Santa Helena, além de fretamentos não comerciais para a Ilha de Ascensão. Segundo Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink, o programa fornecerá suporte essencial para a entrada em serviço das novas aeronaves, garantindo eficiência operacional e econômica.
Embraer Mantém Liderança no Mercado de Jatos Regionais
Com esses novos pedidos e contratos, a Embraer reafirma sua liderança na aviação regional. No continente africano, a fabricante tem 250 aeronaves em operação com 56 clientes, liderando o segmento de até 150 assentos com 31% de participação e crescimento médio anual de 7,5% na última década. Na Europa, o foco em frotas mais modernas e sustentáveis, como os E2, evidencia o compromisso da Embraer com tecnologia avançada e eficiência operacional.
Segundo Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial, os pedidos demonstram a confiança das companhias aéreas no desempenho, economia e credenciais ambientais da família E-Jet, reforçando o papel da empresa no suporte à expansão e modernização de frotas globalmente.
Sobre a Embraer
Fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves e é hoje a líder mundial em jatos de até 150 assentos, além de ser a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. Em média, um avião da Embraer decola a cada 10 segundos em algum lugar do mundo.
Com unidades industriais e centros de serviços nas Américas, Europa, África e Ásia, a empresa busca consolidar o atual ciclo de crescimento e manter a competitividade em um mercado global marcado pela recuperação da demanda e pela necessidade de eficiência operacional.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





