A Embraer segue em rota ascendente. A fabricante brasileira acaba de divulgar seus resultados do segundo trimestre de 2025 e confirma um momento de forte crescimento, com aumento nas entregas e na demanda internacional por seus jatos. O destaque fica para o sucesso da família E2, especialmente os modelos Embraer E190-E2 e E195-E2, que vêm sendo cada vez mais adotados por companhias aéreas ao redor do mundo.
Entregas Disparam em 2025
No segundo trimestre de 2025, a Embraer entregou 61 aeronaves em todas as suas unidades de negócio. Isso representa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado e de impressionantes 103% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.
Na Aviação Comercial foram entregues 19 jatos, mantendo o mesmo volume do segundo trimestre de 2024, mas com alta expressiva frente ao início do ano. Já na Aviação Executiva, o crescimento foi ainda mais acentuado: 38 aeronaves entregues, superando em 41% o resultado do ano anterior. O segmento de Defesa & Segurança também teve participação, com quatro unidades do A-29 Super Tucano.
A projeção da empresa para 2025 reforça esse ritmo: a Embraer espera entregar entre 77 e 85 aeronaves comerciais e de 145 a 155 jatos executivos, com crescimentos médios anuais de 10% e 15%, respectivamente.
Expansão dos Jatos Embraer E195-E2
O crescimento da Embraer também se reflete na expansão da presença internacional da família E2. O modelo Embraer E195-E2, por exemplo, acumula mais de 300 pedidos até dezembro de 2024. A versão tem atraído companhias que buscam eficiência operacional e menor custo em rotas regionais e de média distância.
A Porter Airlines, do Canadá, lidera entre os operadores, com 44 E195-E2 em sua frota, utilizados em rotas domésticas e internacionais. A Azul, maior cliente da Embraer no Brasil, já soma 35 unidades em operação e tem mais 48 por receber. A KLM Cityhopper opera 23 aviões do modelo, com foco em destinos dentro da Europa.
Entre os novos contratos, a Scandinavian Airlines (SAS) se destacou ao encomendar 45 unidades do E195-E2 durante o último Paris Air Show. A japonesa All Nippon Airways também confirmou 15 unidades do E190-E2, com opção de compra de mais cinco. Outros clientes que estão aguardando entregas incluem a Air Peace, Royal Jordanian, Scoot e ASL Airlines Australia.
Embaraer E190-E2 Também Ganha Espaço
Embora o E195-E2 concentre a maior parte dos pedidos, o E190-E2 tem encontrado seu nicho. A suíça Helvetic Airways lidera com oito aeronaves, além de quatro E195-E2. Outros operadores incluem Widerøe (que foi a primeira a estrear o modelo em 2018), Scoot, Royal Jordanian e Placar Linhas Aéreas.
Os jatos da família E2 são reconhecidos por suas inovações técnicas, com motores de nova geração, sistemas atualizados e melhor aerodinâmica, resultando em maior economia de combustível e redução de emissões – atributos valorizados por companhias comprometidas com metas ambientais.
E175-E2 – Ainda Fora do Radar
O modelo E175-E2, menor da nova geração, segue em espera. A Embraer suspendeu seu desenvolvimento até, pelo menos, 2027, devido a restrições regulatórias no mercado norte-americano, especialmente as cláusulas que limitam o uso de aviões maiores por companhias regionais. Até que esse cenário mude, a fabricante continuará concentrando esforços nos modelos mais bem-sucedidos.
A consolidação do E195-E2 como produto competitivo para companhias regionais e o interesse renovado de grandes operadoras mostram que a Embraer está em rota firme de expansão
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





