A entrega do 50º jato E195-E2 da Embraer à Porter Airlines reforça a rápida expansão da companhia canadense, que aposta na padronização da frota para ampliar sua malha no Canadá, nos Estados Unidos, no Caribe e no México.
A Embraer entregou à Porter Airlines o 50º jato E195-E2 encomendado pela companhia canadense, um número histórico dentro do plano de expansão de frota da aérea, que vem sendo executado desde o fim de 2022. A entrega consolida uma das maiores apostas recentes em aeronaves de corredor único na América do Norte e reforça a estratégia da Porter de ampliar rapidamente sua presença em mercados regionais e de lazer.
Expansão acelerada da frota
A Porter Airlines tem pedidos firmes para 75 aeronaves da família E195-E2, além de direitos de compra para outras 25 unidades, o que pode elevar sua frota potencial para até 100 jatos do modelo da Embraer. Desde a primeira entrega, em dezembro de 2022, os E2 passaram a desempenhar papel central na expansão da malha aérea da companhia, viabilizando novas rotas no Canadá, nos Estados Unidos, no Caribe, no México e na América Central.
A chegada do 50º avião ocorre em um momento em que a Porter segue avaliando oportunidades para aumentar capacidade e frequência em mercados já atendidos, além de explorar novos destinos compatíveis com o perfil operacional da aeronave.
Leia também 🔗 Grupo LATAM fecha acordo bilionário com a Embraer
Novas rotas e foco em destinos de lazer
Parte dessa estratégia se reflete na ampliação recente da malha para destinos turísticos ao sul do Canadá. A companhia lançou 13 novas rotas para cinco destinos considerados prioritários para a temporada de verão: Cancún e Puerto Vallarta, no México; Nassau, nas Bahamas; Grand Cayman, nas Ilhas Cayman; e Libéria, na Costa Rica. Os voos partem dos aeroportos de Toronto, Ottawa, Montreal e Hamilton, reforçando a conectividade internacional.
Estratégia de produto e posicionamento de mercado
Ao comentar o marco da entrega, o presidente e CEO da Porter Airlines, Michael Deluce, afirmou que a expansão da frota está diretamente ligada ao posicionamento da empresa no mercado. Segundo ele, desde a criação da companhia, em 2006, o objetivo tem sido elevar o padrão da classe econômica.
“A introdução do E2 em nossa frota está nos permitindo acelerar esses esforços, e somos a companhia aérea de crescimento mais rápido na América do Norte nos últimos três anos” afirma Deluce
O executivo também destacou que o modelo apoia a proposta de não oferecer assentos do meio em nenhum voo da empresa.
Pela Embraer, Nigel Patterson, vice-presidente de Vendas e Marketing e responsável pela região da América do Norte na aviação comercial, comentou que a Porter se destaca pelo foco em inovação e experiência do passageiro. Segundo ele, a entrega reforça a adequação do E195-E2 para companhias que buscam crescimento com eficiência operacional.
“O compromisso da companhia aérea em elevar a experiência do passageiro destaca a combinação única do E195-E2 como uma aeronave que une eficiência operacional e ambiental com conforto para os passageiros. A entrega de hoje reforça nossa convicção de que a família E2 é a solução ideal para o crescimento e expansão de mercados da próxima geração.”
Características técnicas do E195-E2
O E195-E2 é o maior avião da família E-Jets E2 e incorpora avanços em eficiência e tecnologia. De acordo com a Embraer, o modelo apresenta consumo de combustível até 29% menor em relação à primeira geração dos E-Jets. Seu alcance é de aproximadamente 3.000 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 5.556 km, permitindo voos diretos entre cidades da América do Norte, México e Caribe.
Projetado para rotas de alta frequência, o jato conta com sistema fly-by-wire de quarta geração e uma cabine desenvolvida para reduzir ruído. Entre os itens disponíveis aos passageiros estão Wi-Fi a bordo, tomadas individuais e a configuração sem assentos do meio.
Leia também 🔗 Embraer eleva ritmo e entrega 62 aeronaves no 3º trimestre
Serviço a bordo como diferencial
A Porter complementa as características da aeronave com um serviço de bordo que busca diferenciar a experiência do passageiro. A companhia oferece gratuitamente itens como vinho e cerveja servidos em copos de vidro, lanches premium e acesso ao Wi-Fi com qualidade suficiente para streaming, independentemente da tarifa adquirida.
Impacto no mercado norte-americano
O crescimento acelerado da frota e a ampliação consistente da malha aérea têm reposicionado a Porter Airlines no cenário da aviação da América do Norte. A empresa passa a disputar espaço não apenas como uma transportadora regional, mas como uma operadora com alcance internacional crescente, apoiada em uma frota padronizada e em um produto voltado à experiência do passageiro, em um mercado historicamente sensível a custos e eficiência operacional.
Embraer: Liderança no Segmento de Jatos Regionais
Fundada em 1969, a Embraer é uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo e líder global em jatos de até 150 assentos. A companhia brasileira já entregou mais de 9.000 aeronaves e estima que, em média, um avião da marca decola a cada 10 segundos em algum lugar do planeta, transportando cerca de 150 milhões de passageiros por ano.
Além da aviação comercial, a empresa atua nos segmentos executivo, de defesa e agrícola, e mantém unidades industriais e centros de serviços nas Américas, Europa, África e Ásia. A Embraer também é considerada uma das maiores exportadoras de bens de alto valor agregado do Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





