Após fechar o quarto trimestre com 91 entregas, a Embraer somou 244 aeronaves ao longo de 2025, número superior ao registrado em 2024 e alinhado às estimativas da companhia.
A Embraer encerrou o quarto trimestre de 2025 com a entrega de 91 aeronaves, número que representa uma forte aceleração em relação aos trimestres imediatamente anteriores e consolidou o cumprimento das projeções divulgadas pela companhia para o ano. O volume supera as 62 aeronaves entregues no terceiro trimestre de 2025 e as 75 unidades registradas no quarto trimestre de 2024.
O desempenho do período reflete uma combinação de maior cadência de produção nos segmentos de aviação comercial e aviação executiva, além de entregas pontuais na área de defesa e segurança.
🔗 Leia também Embraer eleva ritmo e entrega 62 aeronaves no 3º trimestre
Aviação comercial acelera no trimestre e cumpre guidance anual
No quarto trimestre, a aviação comercial respondeu por 32 aeronaves entregues. O número é superior tanto ao registrado no terceiro trimestre de 2025, quando foram entregues 20 jatos, quanto ao mesmo período de 2024, que contabilizou 31 unidades.
O principal modelo entregue no trimestre foi o E195-E2, com 15 aeronaves. Trata-se do maior jato atualmente em produção no portfólio da Embraer dentro do segmento comercial.
Ao longo de todo o ano de 2025, a aviação comercial totalizou 78 aeronaves entregues, resultado que ficou dentro da faixa estimada pela empresa, que previa entre 77 e 85 unidades no período.
🔗 Leia também Grupo LATAM fecha acordo bilionário com a Embraer
Aviação executiva lidera volume no trimestre
A aviação executiva foi responsável pela maior parte das entregas no quarto trimestre, com 53 aeronaves. O número representa um crescimento em relação às 41 entregas do terceiro trimestre de 2025 e às 44 unidades entregues no quarto trimestre do ano anterior.
O destaque do período foi o Phenom 300, com 23 aeronaves entregues. O modelo segue como o jato leve mais entregue do mundo, posição que ocupa de forma consecutiva há 13 anos, segundo dados do setor.
No acumulado de 2025, a aviação executiva somou 155 aeronaves entregues, atingindo o limite superior do intervalo de estimativas divulgado pela Embraer, que variava entre 145 e 155 unidades.
Defesa e segurança registra entregas pontuais no período
No segmento de defesa e segurança, a Embraer entregou seis aeronaves no quarto trimestre. Foram dois cargueiros militares KC-390 Millennium e quatro aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano.
Embora o volume seja menor quando comparado aos demais segmentos, as entregas mantêm a presença da empresa em programas militares estratégicos e contratos governamentais em diferentes países.
Total anual supera volume de 2024
Somando os três segmentos — aviação comercial, aviação executiva e defesa & segurança —, a Embraer encerrou 2025 com um total de 244 aeronaves entregues. O número representa um crescimento expressivo em relação a 2024, quando a empresa havia entregue 206 unidades.
O resultado anual indica uma expansão consistente do volume operacional da companhia, sustentada principalmente pela aviação executiva e pela recuperação gradual das entregas no segmento comercial, dentro dos parâmetros previstos pela própria fabricante.
🔗 Leia também: Novo Embraer 195-E2 chega à subsidiária regional da KLM
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




