A Linha 17-Ouro do monotrilho de São Paulo registrou a primeira chegada de um trem à estação Aeroporto de Congonhas durante testes operacionais realizados em janeiro. A atividade integrou a fase de calibração dos sistemas de sinalização e controle das composições, com circulação em velocidade reduzida para a coleta de dados técnicos.
O projeto é aguardado há muito tempo e vem sendo prometido desde 2014. A situação da Linha 17-Ouro também remete ao People Mover de Guarulhos, que recentemente passou por novas atualizações após sucessivos adiamentos.
Leia também 🔗 Será que agora vai? People Mover de Guarulhos deve iniciar operações em breve
Como será a dinâmica da operação
Quando a estação do Aeroporto de Congonhas, da Linha 17-Ouro do monotrilho, começar a ser operada pelo Metrô de São Paulo, ela funcionará em formato de “Y”. Em resumo, as viagens com origem na estação Morumbi poderão seguir em direção ao Aeroporto de Congonhas ou à estação Washington Luís.
Nesta etapa inicial, o sistema terá 6,7 quilômetros de extensão e fará a ligação do aeroporto com a Linha 9-Esmeralda, com previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia.
Prazos e estrutura
Após mais de 10 anos, o projeto alcançou 95% de execução global. A estação Aeroporto de Congonhas está com 97% das obras concluídas, e os trabalhos atuais se concentram nas etapas de acabamento, comunicação visual e integração de sistemas.
Por fim, a previsão do governo estadual é iniciar a operação comercial em março de 2026. Das 14 composições previstas para a frota, oito já estão no Brasil em fase de testes.
Em entrevistas, o diretor da BYD, Alexandre Barbosa, comentou acerca da expectativa em cima da obra e dos avanços atuais.
“Pela primeira vez, um trem da BYD chega à estação Aeroporto de Congonhas, conectando o metrô a um dos aeroportos mais importantes do Brasil. A operação marca a primeira etapa dos testes de sinalização nesse trecho, reforçando o avanço das obras.”
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




