O turismo global retomou os números pré-pandemia, com 1,4 bilhão de viajantes e US$ 1,9 trilhão em gastos em 2024, segundo a ONU, impulsionando o interesse por destinos menos explorados, como Andorra, Albânia e Kuwait. A busca por exclusividade e novas experiências leva turistas a evitarem grandes centros e explorarem destinos inusitados, incluindo países com histórico de conflitos e regiões emergentes no turismo.
Desde o início da pandemia, o turismo não via números tão positivos. Segundo um relatório da Organização Mundial do Turismo, da ONU, em 2024, 1,4 bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais e gastaram 1,9 trilhão de dólares – mesmo patamar registrado em 2019.
A reclusão causada pela pandemia provocou um primeiro efeito – o da vontade de viajar – e que, consequentemente, em combate ao overturism, trouxe um segundo efeito: a vontade de conhecer destinos menos explorados e mais “secretos”.
Novos Destinos que Estão às Margens de Sonhos dos Visitantes
O relatório aponta também que micro países e locas inusitados estão cada vez mais na mira dos turistas que buscam algo além dos destinos mais badalados. No ano passado, a Europa recebeu 747 milhões de turistas, sendo França e Espanha os queridinhos internacionais das viagens.
Porém, países menores e que ainda mantenham certas peculiaridades, caíram no gosto popular dos turistas que desejam conhecer novas culturas e fugir dos grandes centros. É o caso, por exemplo, de Andorra, que está justamente entre a França e a Espanha, com suas diversas pistas de esqui.
Ainda no velho continente, a Albânia aparece com grande destaque em seus 300 quilômetros de praias ao norte da Grécia. Com preços de comida e hospedagens mais competitivas do que os demais, o país hoje é muito mais aberto ao turismo, disposto a mostrar ao mundo a sua rica cultura local.
Busca por Exclusividade e Experiências
Um dos motivos que tem levado os turistas a buscarem por destinos inusitados é o fato de que todos querem viver e contar uma história diferente da maioria. É uma espécie de busca por exclusividade e ter novas descobertas.
Uma pesquisa da Visa mostrou que 28% das pessoas estão desejosas em viver experiências novas e exóticas, que não são disponíveis em sua cidade natal. Inclusive, há quem busque alguma emoção a mais em países que vivem ou viveram conflitos de guerra civil, como é o caso de El Salvador.
O Oriente Médio, por exemplo, desperta curiosidade de muitos turistas ocidentais. Nenhum país cresceu tanto quanto o Catar, com 137% de aumento na emissão de vistos no ano passado em relação a 2023. O Kuwait é outro exemplo apontado para exemplificar como o olhar do turista tem mudado. O país tem atraído mais olhares devido a seus arranha-céus gigantescos e uma arquitetura moderna.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.