Não é raro ter problemas com a bagagem durante nossas viagens. Mas podemos fazer algumas coisas pra evitar que isso aconteça. Neste artigo vamos dar algumas dicas para evitar que sua bagagem seja perdida ou danificada. Obviamente, a lista não é exaustiva!
Aqui você encontra:
Tipo de Mala
Caso você esteja pensando em comprar uma mala, procure escolher uma bem diferente. Fuja do preto, do marrom, enfim, das cores mais comuns. Isso vai ajudá-lo a localizá-la com maior rapidez na esteira de bagagens onde todas as malas parecem iguais.
Voos Diretos
Se possível, opte por voos diretos ou com uma escala não muito rápida. Assim, as chances de extravio de sua bagagem irão diminuir.
Rastreador de Bagagem
Existem atualmente várias opções de rastreadores de bagagens. Nossa editora Laís, há algum tempo, fez um excelente artigo comparando as principais tags do mercado. Vale a pena conferir suas dicas.
Identifique Adequadamente sua Mala
Tenha em cada mala uma etiqueta/identificador com seu endereço aqui no Brasil, assim como no seu destino. Coloque, inclusive, um telefone em que você possa ser encontrado.
Depois de um voo longo, todos os gatos são pardos! Então colocar fitas bem chamativas é uma ajuda para identificar sua mala.
Outra dica importante – Retire etiquetas antigas de suas últimas viagens, inclusive códigos de barra. Isso pode causar alguma confusão nos leitores.
Fotografe sua Mala
Antes mesmo de sair de casa, fotografe sua mala pronta, com tudo o que você está levando. Tire fotos com sua mala aberta e fechada. Isso pode ser útil no caso de extravio ou, até mesmo, perda.
Coberturas
Veja se o cartão com que você pagou sua passagem ou as taxas, possuem algum tipo de proteção relacionada à bagagens. Caso tenha feito um seguro-viagem, certifique-se de que há também este tipo de cobertura.
Veja com antecedência o que fazer, quais providências tomar, para que número ligar, caso sua bagagem seja danificada ou perdida.
E, caso venha a se utilizar desta cobertura, guarde todos os comprovantes dos gastos em decorrência da perda/extravio de sua mala.
Chegue Cedo no Aeroporto
Fazer um check-in com calma, diminui as chances de problemas ocorrerem. Então, procure chegar cedo no balcão de sua companhia aérea.
Esteira de Bagagem
Na hora de retirar sua bagagem da esteira, não deixe seu carrinho ou pertences longe de sua vista. Procure chegar logo na área de retirada para não dar chance de imprevistos.
Roupa-reserva
Leve uma troca de roupa em sua bagagem de mão, caso haja algum imprevisto. Pode até não ser o caso de extravio de bagagem, mas, por exemplo, seu voo ser adiado.
Evite despachar itens de valor
Não despache itens de valor como, por exemplo, joias, relógios caros, eletrônicos, celulares, documentos, etc.
Outro item que sempre aconselho as pessoas a NÃO despachar são remédios de uso contínuo. Leve-os, sempre, na bagagem de mão e, de preferência, com as respectivas receitas médicas.
Mas e se, mesmo assim, sua bagagem for danificada ou pedida?
Tanto no caso de extravio de bagagem, como de danos causados, não saia do setor de bagagem antes de fazer sua reclamação. Dirija-se ao setor de Bagagem Claim e registre sua reclamação. Exija que seja preenchido um documento chamado Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Ali irão constar todas as informações do ocorrido, assim como seus dados para um posterior contato.
Tome Nota
Por último, tente relaxar e pensar que imprevistos acontecem. Procure não deixar que estes imprevistos comprometam sua viagem.
De nada irá adiantar você explodir, perder a calma e sair aos gritos! Faça todos os procedimentos necessários e adapte-se à situação.
Tente fazer deste limão uma deliciosa mousse!!!
E boa viagem!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.