Apesar do apelo nas redes sociais, destinos como Cancún, Punta Cana, Quioto e Orlando lideram a lista das 10 destinos turísticos mais decepcionantes de 2025, segundo um estudo global da Radical Storage que analisou mais de 97 mil avaliações. As principais queixas envolvem superlotação, preços abusivos, infraestrutura precária e experiências turísticas excessivamente comerciais, que não correspondem às expectativas criadas online.
Quem nunca se deparou com um reels no Instagram de um lugar muito bonito e fascinante e quando chegou ao destino ele não era bem aquilo? Bem, é verdade que hoje as redes sociais enchem os olhos de muita gente com vídeos de lugares paradisíacos. Mas nem tudo são flores.
Um estudo global realizado pela Radical Storage em 2025, analisou mais de 97 mil comentários e avaliações de turistas sobre as 100 cidades mais visitadas do mundo, e trouxe junto a lista das 10 cidades turísticas que mais decepcionaram os viajantes.

Imagem gerada por AI
Destinos Turísticos Mais Decepcionantes de 2025
Cancún, México
Como uma das cidades mais frustrantes, 14,2% das avaliações de Cancún são bem negativas. Para um lugar que já esteve no imaginário e sonhos de muita gente, a cidade coleciona reclamações sobre fraudes, valores inflacionados, pouca autenticidade e a impressão de que tudo é feito apenas para arrancar dinheiro dos turistas.
Pequim, China
Entre as principais queixas analisadas pelo estudo de Pequim, na China, estão a poluição (nenhuma novidade), excesso de burocracia, dificuldades de comunicação e claro, multidões.
Punta Cana, República Dominicana
Destino que ganhou destaque nos últimos anos como um local paradisíaco, Punta Cana registra inúmeras reclamações de turistas, principalmente no que se refere à infraestrutura precária, falta de atividades para se fazer fora dos grandes resorts e a insistência de vendedores e ambulantes.
Quioto, Japão
O Japão é um dos países que têm sofrido com o turismo de massa desde o retorno da pandemia. Por isso, a cidade de Kyoto, muito famosa pela reputação de retiro espiritual japonês, tem sofrido com a superlotação e longas filas, além dos preços altos. Tudo isso tem culminado para tornar o destino insustentável para os turistas.
Orlando, Estados Unidos
Se falamos de superlotação e preços altos na ásia, em terras americanas isso não é muito diferente. As principais reclamações de Orlando, nos Estado Unidos, estão justamente relacionadas às intermináveis filas dos parques da Disney, preços elevadíssimos, além do calor extremo e da ambientação artificial que não agrada a todo mundo.
Honolulu, Havaí
Mais um lugar considerado o paraíso das férias, principalmente entre familiares, Honolulu tem registrado queixas de preços abusivos, engarrafamentos, atmosfera altamente comercial e excesso de turistas.
Johor Bahru, Malásia
Outro destino asiático que não tem agregado aos visitantes é Johor Bahru. Bem próxima a Singapura, a cidade possui pouca infraestrutura para o turismo, sem grandes atrações, além de um estado precário de conservação.
Mumbai, Índia
Barulho, buzinas, caos. Assim tem sido resumida a cidade de Mumbai, na índia, alvo de constantes reclamações sobre seu excesso de estímulos sensoriais, trânsito intenso e os contrastes sociais vividos no país que também tem uma atmosfera mais conservadora e opressiva.
Playa del Carmen, México
Dobradinha mexicana na lista de destinos turísticos mais decepcionantes. Playa del Carmen ganhou fama por se mostrar como uma alternativa mais charmosa e menos badalada do que Cancún, mas, devido ao desbravamento do turismo na região, perdeu todo o seu encanto. Hoje, a criminalidade é apontada como um problema, além da comercialização excessiva e dos preços altos.
Outros Artigos Sobre Turismo
Se você está curioso para saber quais são os lugares que mais desapontaram os turistas, acesse Confira os destinos mais decepcionantes no mundo.
Para quem deseja evitar os locais mais lotados e aproveitar uma experiência mais tranquila, leia Quer fugir do turismo de massa? Destinos para evitar em 2025.
Interessado em saber como o turismo de massa está afetando a Itália? Confira mais detalhes em Conheça as cidades da Itália que mais sofrem com o turismo de massa.
Quer entender como a alta do dólar está influenciando suas viagens? Leia mais sobre isso em Opinião – O impacto da alta do dólar no turismo nacional e internacional.
Se você faz parte da Geração Z ou é um Millennial buscando destinos menos convencionais, veja o que dizem sobre essa tendência em Geração Z e Millennials preferem destinos menos turísticos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




