O Aeroporto de Porto Alegre foi um dos locais mais afetados pelas pesadas chuvas que caíram sobre o estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses. Mas, aos poucos, as coisas vão voltando ao normal, dentro do possível. A boa notícia é que a já foi definida a data de retomada de algumas operações do Salgado Filho.
Uma das medidas emergenciais anunciadas pelo governo do estado para tentar restabelecer, ainda que em parte, o fluxo aéreo da capital gaúcha, foi utilizar a Base Aérea de Canoas, BACO, para pousos e decolagens. Já o Park Shopping Canoas foi adaptado para a realização do embarque e desembarque dos passageiros destes voos.
Mas a Fraport anunciou que prevê a retomada de parte das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Daqui a duas semanas, em 15 de julho, as operações de embarque e desembarque voltarão a ser feitas em sua área de check-in, limpa e recuperada. Assim sendo, os passageiros não utilizarão mais as instalações do Park Shopping Canoas.
A Fraport corre a todo vapor para deixar tudo arrumado até a data prevista, após dois meses e meio de interrupção dos serviços. O primeiro andar, local em que se dá o check-in, já se encontra totalmente limpo. O andar térreo, porém, ainda permanecerá fechado.
O acesso ao primeiro andar será feito através da rampa do segundo piso, anteriormente utilizado apenas para embarque. Feito o check-in os passageiros se dirigirão ao terceiro piso, local em que se encontra o raio-X. Dali seguirão na direção da sala de embarque e, através de uma saída alternativa, acessarão um ônibus que os levará até a escada de sua aeronave, no pátio da BACO.
No sentido contrário, os passageiros chegarão em Canoas, entrarão nos ônibus e serão levados até o Aeroporto Internacional Salgado Filho para realizar todo o processo de desembarque. O objetivo da Fraport é organizar tudo de forma que o desembarque seja feito de maneira rápida, sem a necessidade dos passageiros entrarem no terminal.
É preciso deixar bem claro que os passageiros não poderão mais fazer seu processo de embarque ou desembarque pela Base Aérea de Canoas. O local passará a servir apenas para pousos e decolagens.
Infelizmente, a Fraport ainda não tem data prevista para a plena normalização das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A pista e o pátio já foram limpos e avaliações técnicas têm sido realizadas para determinar o tamanho dos danos e quais são as providências a serem tomadas para sua completa restauração. Dia 20 de julho, o relatório técnico será divulgado e aí conheceremos a real situação do aeroporto.
A Fraport anunciou que antes do Natal haverá uma operação parcial. O Governo Federal, por sua vez, crê que ainda em outubro Porto Alegre voltará a ter pousos e decolagens como antes.
Tudo certo, nada resolvido, fato é que o governo do estado do Rio Grande do Sul continua trabalhando no sentido de aumentar o número de voos comerciais no maior estado do sul. Na semana que passou, Eduardo Leite, governador do estado, reuniu-se com representantes da LATAM, GOL e Azul. Além disso, foi anunciado um investimento milionário no Aeroporto Regional de Torres.
Antes de tudo acontecer, até o final de abril, o Rio Grande do Sul contava com 2.800 voos. Destes, apenas 400 foram retomados no mês de junho.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.