O ano de 2023 foi considerado o mais quente de toda a história. Neste artigo daremos algumas dicas de cuidados que devemos tomar em viagens para destinos com altas temperaturas.
Aqui você encontra:
Aquecimento Global
Embora algumas pessoas insistam em dizer que esta história de aquecimento global é invenção, os termômetros estão aí para provar que, infelizmente, esta é a nova realidade.
Segundo levantamento feito no Rio de Janeiro, por exemplo, em alguns dias de março deste ano a sensação térmica chegou a inacreditáveis 62,3ºC!
Mas esta não é só uma prerrogativa nossa. A Europa, o sul da Ásia, o Oriente Médio e os Estados Unidos também têm tido episódios de calor extremo. Há poucos dias vimos a tragédia que aconteceu na peregrinação dos muçulmanos à cidade de Meca, deixando 1.300 mortos devido ao calor que chegou a quase 52º C.
O foco da preocupação agora está em Paris, nos Jogos Olímpicos que terá início em poucos dias.
Calor Extremo
No que diz respeito à saúde, dizemos que uma situação é de calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta que a temperatura média do corpo humano, que gira em torno de 36,5°C. Diante de temperaturas assim, o organismo tenta se ajustar a fim de regular a temperatura interna, através do suor e da elevação das batidas do coração, assim como da pressão arterial.
O Aquecimento Global e os Efeitos na Saúde Humana
Como vimos em Meca, os efeitos das altas temperaturas podem ser fatais. Veja o que disseram os pesquisadores Brooke Andreson e Michelle Bell, em entrevista ao Washington Post,
O corpo humano tem que trabalhar mais para manter os órgãos e tecidos em suas temperaturas normais saudáveis. Quanto mais tempo o corpo é forçado a fazer isso, maior a pressão sobre seu sistema cardiovascular e maior o risco de efeitos negativos à saúde, que, em casos extremos, podem incluir insuficiência cardíaca e renal.
Estes pesquisadores há anos têm estudado o crescimento gradual das temperaturas e a conclusão a que chegaram foi que, para cada nova onda de calor, há um aumento de 0,4% de risco de morte entre os seres humanos.
Outros dois estudiosos do assunto, Bem Armstrong e Antonio Gasparrini, ambos do Departamento de Saúde Ambiental da London School of Hygiene and Tropical Medicine, constataram que, após quatro dias quentes consecutivos, há um aumento adicional no risco de mortalidade. Sem possibilidade de resfriamento, os organismos tendem a colapsar. Esta constatação é o que tem levado muitos governos a adotar políticas públicas como a criação de “centros de resfriamento” em locais públicos, especialmente para auxiliar a população mais vulnerável.
Sintomas do Calor Extremo no Organismo Humano
O calor extremo pode gerar diversos quadros no organismo humano como, por exemplo:
- Quadros de cansaço
- Dificuldade para respirar
- Alteração na frequência
- Volume de urina
- Em casos graves, pode induzir até mesmo ataques cardíacos
Cuidados a Tomar em Viagens a Destinos com Altas Temperaturas
O governo brasileiro, através da Agência de Notícias do Turismo, publicou em seu site em setembro de 2023 diversas orientações para o enfrentamento do clima quente e seco com o título, Saiba quais cuidados tomar com as altas temperaturas nos destinos turísticos do país. Veja algumas dar recomendações dadas:
Hidratação
Esta talvez seja a principal orientação a se dar: Hidratação, hidratação e hidratação! E o importante é não esperar ter sede para beber água. Na verdade, quando a gente tem sede, é porque nosso organismo já alcançou algum grau de desidratação.
Veja o que diz a nutricionista Gabriela Cilla, Quando a pessoa sente sede já é um sinal de desidratação. Então temos que prestar bastante atenção. Um cálculo interessante para saber a quantidade de água a ser ingerida por dia é multiplicar cada quilograma do corpo por 0,035. Se a pessoa pesa 70 kg, por exemplo, basta multiplicar por 0,035.
Outro cuidado a se tomar, ainda nesta questão da hidratação, é quanto à ingestão de bebidas isotônicas. Elas auxiliam bastante, porém, em excesso podem causar um desequilíbrio dos eletrólitos, podendo causar sérias consequências.
Ou seja, uma garrafinha de água é a melhor opção e deve ser sua companheira incansável. E se você for daqueles que esquece de tomar água, colocar alarmes no celular pode ser uma grande ajuda.
Alimentação
Muitas vezes, quando viajamos, negligenciamos e abusamos “um pouco” na alimentação, seja porque queremos economizar, seja pelo ritmo, ou por outras razões. Mas uma alimentação ruim pode até mesmo comprometer toda sua viagem.
Uma refeição equilibrada lhe garantirá energia e bem-estar. É difícil, eu sei, mas tente evitar alimentos gordurosos, pesados, em outras palavras, evite comer tranqueira! Você vai sentir a diferença no seu pique!
Outro detalhe: se você costuma levar um lanchinho pra comer entre uma atração e outra, cuidado com embutidos e produtos que possam se alterar em altas temperaturas.
Proteção Solar
Este cuidado é fundamental (aliás, não só em viagens). Escolher um protetor solar contra raios UVA e UVB, hipoalergênico e de uma marca confiável é um cuidado muito importante a ser tomado. O FPS, Fator de Protetor Solar, mínimo aconselhado é o 30.
Agora, não é só aplicar quando sair e depois esquecer. Caso você passe muitas horas andando ao ar livre, é necessário reaplicá-lo diversas vezes. Os especialistas sugerem de duas em duas horas.
Roupas
Procure levar em sua mala roupas leves, de cores claras e, de preferência, que cubram o máximo possível do corpo. Se puder, evite roupas feitas com tecidos sintéticos e que fiquem justas ao corpo – isso faz com que seu organismo retenha mais calor aumentando, assim, a temperatura corporal. E para completar seu look, um chapéu de abas largas e um óculos de sol que realmente possua proteção UV são recomendados.
Neste texto com orientações da Agência de Turismo, você encontra também serviços que o governo disponibiliza relacionados ao tema, como por exemplo, recebimento de Alertas que a Defesa Civil envia. Se quiser acessá-lo, clique aqui.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.