O Crescimento do Grupo Accor 2024 foi significativo, com aumento de 11% em sua divisão de hotéis premium, midscale e economy, além da inauguração de 293 hotéis e expansão de 50 mil novos quartos. O programa de fidelidade ALL cresceu 14%, impulsionado por novas parcerias e campanhas estratégicas, enquanto o grupo avança com iniciativas de sustentabilidade e diversificação de serviços, especialmente no setor de Entretenimento, Alimentos & Bebidas (E&A&B).
Em 2024, o Grupo Accor apresentou um crescimento significativo, com aumento de 11% em sua divisão de hotéis premium, midscale e economy e expansão de 293 hotéis. Além disso, o programa de fidelidade ALL cresceu 14%.
Crescimento do Grupo Accor em 2024
A Accor apresentou um saldo positivo na divisão de hotéis premium, midscale e economy, tendo um acréscimo de 5,606 bi de euros, o que representa um aumento de 11% em comparação ao ano anterior.
Já a Receita por Quarto Disponível teve um crescimento de 5,7%. Além disso, o saldo o Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização foi de 1,120 milhões de euros, refletindo um crescimento de 12% em relação a 2023. Esses números reforçam o Crescimento do Grupo Accor em 2024, impulsionado por novas estratégias e expansão contínua em diversos mercados.
Em 2024 o grupo Accor inaugurou 293 hotéis, com mais de 50 mil novos quartos. Isso representa um crescimento líquido de 3,5%. O grupo terminou o ano de 2024 com um portfólio de 5.682 hotéis e 850.285 quartos.
Na região das Américas, o crescimento do Grupo Accor em 2024 foi marcado pela assinatura de 28 contratos, 19 deles no Brasil, sendo 14 em novos destinos; 9 na América do Norte e Hispanoamérica. No total isso representa mais de 3.000 novos quartos disponíveis distribuídos numa gama de 8 países: Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, além da República Dominicana.
Novos Hotéis no Brasil
Estes foram os hotéis inaugurados pela Accor no Brasil em 2024:
- ibis Styles Fortaleza Giga Mall
- ibis Sobral
- ibis Jaraguá do Sul
- ibis Santarém
- ibis Vilhena
- ibis Styles Uberaba
- ibis Styles Patrocínio
- ibis Camaçari
- ibis Dourados
- ibis Santa Cruz do Sul
- ibis Santa Maria
- ibis Styles Passos
- ibis Pará de Minas
- ibis Nova Mutum
- ibis Styles Porto de Galinhas
- ibis Vinhedo
- ibis Varginha
- ibis Budget Recife Boa Viagem
- ibis Styles Macaé
Investimentos Setoriais
O CEO das Americas do Grupo Accor destacou que os hotéis da rede têm investido em áreas específicas em seus hotéis. Isto devido a algumas razões:
- Experiências – As experiências que os hóspedes experimentam nos hotéis têm o mesmo peso que o preço das diárias e sua localização.
- Saúde e o bem-estar – Os hóspedes passaram hoje a dar grande importância a experiências ligadas à saúde e bem-estar.
- Sustentabilidade – Cada vez mais, a sustentabilidade tem sido um fator que interfere na escolha dos hóspedes. Nesse sentido, a Accor tem buscado produtos produzidos e comercializados nas localidades em que seus hotéis e encontram.
Programa de Fidelidade ALL
André Sena, Chief Commercial Officer para as Américas da Accor, informou que em 2024 a base de associados ativos do programa de fidelidade ALL cresceu 14%. Ele atribui este crescimento a cinco razões:
- O primeiro aniversário do All Signature
- O Lançamento do Plano Essencial
- Novas parcerias com BRB e Santander
- Acúmulo de mais de 960 milhões de pontos transferidos de seus diversos parceiros
- Ampliação da parceria com a companhia aérea Azul permitindo o acúmulo simultâneo de pontos entre os dois programas de fidelidade.
Investimentos no Segmento E&A&B
Olivier Hick, Vice-Presidente Executivo Midscale América do Sul do grupo Accor, enfatizou o olhar especial que o grupo tem tido para o segmento E&A&B (Entretenimento, Alimentos & Bebidas), que representou 21,2% de participação na receita dos hotéis PM&E no Brasil. A receita foi de R$ 1 bilhão proveniente de 24 conceitos de A&B.
Entre os conceitos de E&A&B, está a estrutura de alimentos e bebidas adequada a cada marca de hotel: Ibis – Ibis Kitchen; Novotel – GourmetBar; Ibis Budget – Convenience store. Além de conceitos aplicáveis a mais de uma marca como, por exemplo, YuCafé, IQCeviche e Lolatella.
Sustentabilidade
Na questão da Sustentabilidade, Antonietta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul, informou que mais de 150 hotéis da rede Accor se utilizam de energia renovável no Brasil, representando uma redução de 30% em seus custos.
Antonietta ressaltou o lançamento do Skip the Clean, um projeto sustentável que oferece ao hóspede que optar por dispensar a limpeza de seu quarto 100 pontos de recompensa por cada dia. Com isso haverá redução no uso de água e produtos químicos.
No total, o Grupo Accor conta com mais de 80 hotéis com certificações de sustentabilidade em hotéis PM&E nas Américas. E o objetivo é que todo o portfólio seja certificado até o final de 2026.
A economia obtida pelos hotéis que já migraram para o mercado livre de energia foi superior a R$ 12 milhões com eletricidade, com uma redução de 24% em sua despesa média mensal.
Além disso, como parte das iniciativas para eliminar itens plásticos de uso único, 70% dos hotéis nas Américas já eliminaram 100% do plástico do “back of the house” (dentro da cozinha).
Perspectivas para 2025
Perguntado se o estado de São Paulo já encontra-se saturado, Thomas Dubaere taxativamente respondeu que não e que, desta forma, novos hotéis não estão, de maneira alguma, fora do radar do grupo.
Vale destacar, conforme Dubaere, que o foco não está em muitas construções, mas sim nas conversões de outros estabelecimentos em hotéis da rede.
Logo no início de sua exposição, Thomas Dubaere destacou os desafios dos dias em que vivemos, dizendo
Vivemos alguns desafios internacionais, estamos navegando em meio a um ambiente contrastante global e que tem três influências, três pilares que influenciam o nosso negócio, e não somente o nosso negócio, mas todas as indústrias.” Estes três pilares são a geopolítica, a consciência ecológica e a tecnologia.
E Dubaere continua,
Infelizmente ainda temos essa guerra e agora temos as políticas futuras de Donald Trump nos EUA. Esses fatores podem ter um impacto nas indústrias (hoteleiras) em diferentes países e também aqui nas Américas.
Mas apesar de toda esta incerteza, o CEO afirmou que a Accor segue em seus objetivos de expansão, tirando vantagem, inclusive, do crescimento de novas tendências, como a evolução do bleisure, uma combinação entre trabalho e lazer. Sobre isso ele comentou,
75% dos viajantes consideram as viagens de lazer como importantes prioridades anuais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.