Os vinhos gaúchos vêm ganhando cada vez mais reconhecimento no Brasil e no exterior. A diversidade de terroirs, marcada pelas variações de solo, altitude e clima, permite a produção de vinhos únicos em cada região do estado. Entre essas regiões, a Campanha Gaúcha se destaca para as venícolas por suas vastas planícies, clima seco e ensolarado, ideais para o cultivo de variedades como Tannat, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Localizada no sul do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai, a Campanha Gaúcha se firma como um dos grandes polos vitivinícolas do país.
Neste post, vamos explorar três vinícolas de referência da região: Bodega Sossego, Vinícola Almadén e Vinícola Guatambu. Cada uma delas representa com autenticidade o potencial da Campanha Gaúcha para produzir vinhos de alta qualidade e experiências enoturísticas marcantes.
Bodega Sossego
Localizada no município de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, a poucos quilômetros do Uruguai e da Argentina, a Bodega teve origem na Estância do Sossego. A família, que desde 1924 se dedica a criação de gado e ovinos, iniciou, em 2002, a partir de uma divisão sucessória, a criação de gado Braford e o cultivo de uvas viníferas.
O solo argiloso-rochoso, os invernos frios e verões quentes e secos, com alto índice de insolação, somados a ótima amplitude térmica, contribuem para o cultivo ideal das uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Estas características conferem ao vinhedo a Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha.
A Bodega Sossego conta com 5 hectares, plantados desde 2004, que produzem cerca de 25 mil quilos de uva por ano.
O Terroir da Campanha Gaúcha
Na Bodega Sossego, a vinificação da matéria-prima é feita com atenção aos detalhes e respeito ao terroir, originando vinhos que carregam consigo a identidade da Campanha Gaúcha. Situada em uma das regiões mais promissoras do Rio Grande do Sul, a vinícola se destaca pela produção de rótulos que valorizam o território e a cultura local.
Entre os varietais, destacam-se o Campaña Cabernet Sauvignon e o Campaña Chardonnay, vinhos que levam o selo da Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha. Em cada garrafa, o consumidor encontra o reflexo do amanhecer e do entardecer da região, expressos em sabores e aromas que remetem ao cenário único da fronteira sul do Brasil.
Na linha de espumantes, a Bodega apresenta o Camp4ña Blanc De Blancs Brut e o Camp4ña Rosé Brut. Elaborados com uvas provenientes de duas regiões distintas do estado, esses espumantes retratam a diversidade e a riqueza da vitivinicultura brasileira. São rótulos que equilibram frescor e elegância, ideais para momentos celebrativos ou para brindar a beleza do cotidiano.
Com uma proposta mais leve e acessível, a vinícola oferece ainda os vinhos Bodega Sossego Branco, Rosé e Tinto. Jovens e descontraídos, esses blends foram pensados para serem apreciados a partir do ano da safra, sempre com combinações curiosas de uvas vindas de diferentes territórios do Rio Grande do Sul. Os rótulos são assinados pelo artista Felipe Constant, que retrata com traços sensíveis e expressivos o cotidiano do gaúcho, conectando arte, vinho e cultura regional em uma só experiência.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Divulgação: Bodega Sossego
Experiência Sossego
A Bodega Sossego abre suas portas para receber visitantes algumas vezes ao ano. Nesta experiência, a família compartilha um pouco de sua trajetória e história. O passeio segue com uma caminhada pelos vinhedos, para conhecer e entender o manejo das uvas e práticas utilizadas, com uma explicação técnica sobre a produção de vinhos na Bodega. O momento da degustação dos vinhos e espumantes harmoniza com pratos típicos da região. Além disso, como a Bodega está localizada dentro da Estância do Sossego, é possível ter contato com os animais durante a experiência do enoturismo. Para complementar a experiência, as paisagens e o pôr do sol na região são de tirar o folêgo!
Para maiores informações, acesse site da Bodega Sossego, aqui.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Divulgação: Bodega Sossego / Wine Locals
Estância Guatambu
A Estância Guatambu, localizada em Dom Pedrito, no coração do Pampa Gaúcho, é uma empresa familiar que atua no agronegócio desde 1958. Sob o comando de Valter José Pötter desde 1971, destacou-se pela inovação tecnológica e alta produtividade nas áreas de agricultura e pecuária.
Em 2003, acompanhando o sonho de sua filha Gabriela, a família diversificou suas atividades ao iniciar o cultivo de uvas viníferas, utilizando mudas importadas da França e da Itália, adaptadas ao terroir da Campanha Gaúcha. Esse projeto culminou, em 2013, na inauguração da Guatambu Estância do Vinho, um complexo enoturístico que une tradição e modernidade. Sob a liderança de Valter, sua esposa Nara e suas filhas Raquel, Gabriela, Isadora e Mariana, a vinícola tem encantado visitantes com vinhos premiados e experiências que celebram as belezas do Pampa Gaúcho.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Divulgação: Vinícola Guatambu
A Vinícola Guatambu oferece uma das experiências de enoturismo mais completas e encantadoras da Campanha Gaúcha. Com estrutura moderna, paisagens inspiradoras e uma proposta enogastronômica que celebra o terroir local, o visitante pode explorar o universo dos vinhos através de diferentes atividades. São vivências que unem conhecimento, degustação e contemplação em meio ao cenário típico do Pampa. Conheça as principais experiências:
Dia Épico – Almoço Harmonizado e Experiência Completa
O “Dia Épico” é o evento mais consagrado da Guatambu. A programação começa com uma apresentação da história da vinícola, seguida de uma visita técnica detalhada por todos os processos de produção, desde o processamento da uva até a cave de barricas e o degorgement ao vivo. O ponto alto é o almoço harmonizado, com carnes nobres produzidas na própria Estância — como o bife de ancho e o assado de tira Hereford — acompanhadas por cinco rótulos da casa, incluindo o emblemático Épico. Uma imersão completa no enoturismo do Pampa.
Visita e Degustação de Vinhos Premiados
Nesta experiência, o visitante mergulha no processo de elaboração dos vinhos finos da Guatambu com o acompanhamento de um enólogo. A visita inclui tour técnico e degustação de quatro rótulos premiados — um vinho branco, um espumante, um tinto premium e o Épico. A experiência ainda oferece como lembrança a taça de cristal utilizada na degustação.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Divulgação: Vinícola Guatambu.
Piquenique Sensações do Pampa
Ideal para quem busca um momento relaxante ao ar livre, o piquenique da Guatambu combina o cenário da Campanha Gaúcha com uma tábua de frios artesanais e um espumante Fiesta Brut (750ml para cada dois adultos). A experiência pode ser feita nos jardins, varandas ou salão da vinícola, conforme o clima, e é perfeita para sentir a essência do Pampa com todos os sentidos.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Divulgação: Vinícola Guatambu.
Experiência Completa: Piquenique, Visita e Degustação
Para quem deseja vivenciar todas as etapas, o roteiro completo inclui apresentação da história, tour técnico com degustação de quatro rótulos e um piquenique com produtos artesanais e espumante Fiesta Brut. É uma jornada enoturística rica em sabores, cultura e contato com a natureza — tudo isso em um só dia, com a estrutura e o acolhimento de uma vinícola familiar referência no sul do Brasil.
Para maiores informações acesse o site Vinícula Guatambu.
Vinícola Almadén
A Vinícola Almadén, originalmente fundada na Califórnia, Estados Unidos, em 1852, estabeleceu-se no Brasil em 1973, escolhendo Santana do Livramento, na região de Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha, como seu lar devido às condições climáticas e de solo ideais para a viticultura. Este investimento pioneiro marcou a instalação da primeira vinícola na região, impulsionando o desenvolvimento da vitivinicultura local.
Ao longo dos anos, a Almadén introduziu práticas inovadoras, como o uso de tecnologia de aço inox e controle de temperatura na fermentação, além de implementar a primeira colheita mecânica do país em 2011. Em 2009, a vinícola foi adquirida pelo Miolo Wine Group, que modernizou seus vinhedos e processos, consolidando-a como uma das mais tradicionais vinícolas do Brasil.
A Vinícola conta com 450 hectares de vinhedos próprios, com produção de anual de 4 milhões de litros.
Principais Rótulos
A Vinícola Almadén processa diferentes tipos de uvas que incluem Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tannat, Chardonnay, Chenin Blanc, Moscato, Sauvignon Blanc e Trebbiano. Conheça alguns deles:
Espumantes e Frisantes:
- Almadén Brut
- Almadén Brut Rosé
- Almadén Demi-Sec
- Almadén Moscatel Rosé
- Almadén Moscatel Frisante Rosé
- Almadén Moscatel Frisante Blanc
Vinhos Tintos:
- Almadén Merlot
- Almadén Pinotage
- Almadén Cabernet Franc
- Almadén Cabernet Suave
- Almadén Cabernet Sauvignon
- Almadén Shiraz
- Almadén Tannat
Vinhos Brancos e Rosé:
- Almadén Riesling
- Almadén Gewurztraminer
- Almadén Chardonnay
- Almadén Sauvignon Blanc
- Almadén Ugni Blanc Suave
- Almadén Cabernet Rosé Suave

Fonte: Instagram Almadén
Visita e Degustação
A Vinícola Almadén está aberta diariamente para visitação em horários pré-determinados. O tour começa pelo museu da semente, seguindo para o deck com vista panorâmica dos parreirais, passando pelos tanques e chegando à sala especial, onde acontece a degustação.
Além disso, a Vinícola faz parte do roteiro do Trem do Pampa, que oferece experiências enogastronômicas aos visitantes.

Vinícolas na Campanha Gaúcha | Créditos: Instagram Almadén
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.