A SWISS anunciou a nova cabine SWISS Senses para sua primeira classe, com luxo e privacidade aprimorados, mas enfrenta desafios técnicos devido ao peso elevado dos assentos, exigindo contrapesos nas aeronaves Airbus A330. A estreia das suítes, que prometem redefinir o conforto aéreo, está prevista para o inverno europeu de 2025/2026.
Aqui você encontra:
Assentos Pesados
Quando o design de uma aeronave é planejado, é necessário equilibrar dois fatores:
- Conseguir a melhor otimização do espaço dos assentos da classe econômica que, diga-se de passagem, tem ficado cada vez menor. O resultado esperado é oferecer o maior espaço possível com o melhor custo para o passageiro.
- Obter mais espaço e comodidades para as classes executiva e primeira.
No caso da SWISS, o famoso ditado diz “Tudo tem seu preço”, poderia ser adaptado para “Tudo tem seu peso”! Estamos nos referindo à primeira classe desta companhia, premiada como a melhor cabine desta categoria entre todas as aéreas europeias no ano de 2024. Mas nem tudo são flores.
Devido às inovações feitas na cabine, a SWISS foi obrigada a realizar algumas alterações no layout de algumas de suas aeronaves. Os novos assentos da primeira classe, embora lindos e novinhos em folha, são muito pesados. Eles irão ser instalados nos modelos Airbus A330s. Possuem divisórias com dois metros, além de portas com fechadura para cada uma das suítes. A questão toda é que, obviamente, estas cabines ficam localizadas na parte dianteira das aeronaves, ou seja, o nariz do avião se tornará extremamente pesado.
E qual foi a solução encontrada?
Após detectar o problema, a companhia aérea declarou que, com as inovações do setor, os assentos da primeira classe estão ficando mais pesados (para proporcionar mais privacidade) e os assentos da classe econômica estão ficando mais leves. Essas duas tendências contrastantes estão mudando o centro de gravidade da aeronave na qual esses assentos estão instalados.
Para reajustar o balanceamento do peso, a SWISS informou que será preciso colocar um “prato de equilíbrio” na parte traseira da aeronave.
Mas o que Vem a Ser Este Prato de Equilíbrio?
Essas placas, denominadas pratos de equilíbrio, serão colocadas na parte traseira das aeronaves de tal maneira que os passageiros da classe econômica nem as notarão. A SWISS ainda não sabe exatamente qual será seu peso, porque será necessário um estudo do peso total da aeronave, inclusive do volume final dos assentos para que seja calculado o exato contrapeso. O porta-voz da empresa informou que essas placas permanecerão a bordo dessas aeronaves até que outras opções possam ser desenvolvidas. Ele acrescenta ainda que a companhia aérea se empenhará em encontrar uma tecnologia para substituí-las.
Inicialmente, foi ventilada também a possibilidade do acréscimo de mais assentos na classe econômica, para tornar a parte traseira da aeronave mais pesada. Mas, ela foi descartada a fim de que o conforto dos passageiros desta classe fosse minimamente preservado.
Além dos Airbus A330, a SWISS adaptará também os novos assentos aos Boeing 777, porém, neste caso, não haverá o mesmo tipo de problema. Já os modelos Airbus A340 não serão beneficiados com os novos assentos.
A SWISS, por sua vez, nega que este problema tenha sido um “erro de planejamento” e afirma que, quando a cabine foi projetada, utilizou estimativas aproximadas de peso. Mas agora, com o início da produção das cabines, esta estimativa se elevou, sendo que será possível calcular exatamente seu peso apenas ao final de sua produção.
Nova First Class da SWISS
O nome desta nova cabine será SWISS Senses e a previsão é de que seja disponibilizada aos passageiros no inverno europeu de 2025/2026. A SWISS garante que a produção desta cabine será feita totalmente na Suíça e que os assentos contarão com:
- Até 3,2 metros quadrados
- Paredes e portas deslizantes, dando total privacidade a seus passageiros
- Um guarda-roupa pessoal
- Uma grande mesa de assento
- Aquecimento e resfriamento de assentos
- Estação de carregamento sem fio
- Tela tão ampla quanto a própria suíte
- Decoração: As cores quentes e os elementos de madeira das suítes transmitem uma forte sensação de conforto e calma
- Um banheiro avançado e espaçoso, com instalação que se inspira na famosa nascente de Vals, no Cantão dos Grisões, apresentando um exterior preto ardósia e um interior verde que faz alusão à água fresca e refrescante da nascente
A suíte central da cabine terá configuração que permitirá que duas pessoas que viajam juntas tenham total comunicação entre si.
Com o ‘SWISS Senses’, estamos tornando as viagens aéreas de nossos clientes uma experiência ainda mais pessoal e sensual”. Com sua profunda devoção aos detalhes, nossa nova cabine de longa distância dará aos nossos passageiros uma sensação particular de calor e bem-estar – um ambiente aconchegante e confortável, mas também funcional, em todas as nossas classes de viagem.” explica Tamur Goudarzi Pour, CCO da Swiss.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.