Conheça o que é uma Sala VIP e como ter acesso a elas

10
Conheça o que é uma Sala VIP e como ter acesso a elas

Esse post marca o início de uma série de artigos onde eu falo sobre cada Sala VIP que temos nos aeroportos nacionais e como ter acesso às mesmas. De ante-mão eu já aviso que obter acesso a uma Sala VIP é be mais fácil do que você imagina.

Neste artigo você encontra:

Mas Afinal, o que é uma Sala VIP?

As Salas VIP’s dos aeroportos, também conhecidas como lounges foram criados com o intuito de oferecer conforto e comodidade aos passageiros, principalmente para aqueles clientes que voam em primeira classe ou em classe executiva.

No entanto, com o decorrer do tempo, as possibilidades de acessar os lounges foram sendo ampliadas para os programas de fidelidade e cartões de créditos. Além disso, é possível também pagar para ter acesso à maioria das Salas VIPs ao redor do mundo.

O que Tem uma Sala VIP?

Como o próprio nome diz, é uma sala, no entanto ela possui algumas particularidades.

Essas particularidades irão depender da sala, já que há uma variação entre as salas VIP’s e do serviço disponibilizado em cada uma. Por exemplo, algumas salas são exclusivas para quem viaja de Primeira Classe, no entanto, a maiorias das salas oferecem um combo de serviços básicos.

O que a maioria das salas VIP’s oferecem são: amplo espaço, assentos mais confortáveis, serviço de internet gratuito (Wi-Fi) e algumas opções de lanches e bebidas que são servidos à vontade.

Quando o assunto é conforto, é notório que as salas VIP’s oferecem um espaço maior e mais agradável que o saguão do aeroporto, além de contar com cadeiras, mesas, sofás, salas de TV, uma gama de tomadas disponíveis e banheiros exclusivos.

As opções de comidas variam de sala para sala, mas a grande maioria oferece um serviço básico que são opções de snacks, mini-sanduíches, pães, frios e frutas. Algumas outras acrescentam opções de pratos quentes, saladas e algumas opções de sobremesas. Já as salas mais exclusivas, oferecem um bufê completo e ainda contam com serviços de café da manhã, almoço e jantar.

Para as opções de bebidas, praticamente todas as salas oferecem água mineral, água com gás, refrigerantes, sucos industrializados, café expresso, chás e bebidas alcoólicas (algumas salas oferecem drinques feito na hora).

Fora que algumas salas VIP’s ainda oferecem serviço de concierge, spa, serviço de banho e massagens.

Como ter Acesso a uma Sala VIP?

Há 5 maneiras de se ter acesso a uma sala VIP. São elas:

  • Viajando em primeira classe ou classe executiva
  • Ter status elite em algum programa de fidelidade
  • Através dos cartões de crédito premium
  • Pagando pelo acesso em cada ocasião
  • Comprando passagens internacionais com cartões ELO

De todas as formas acima, a mais comum é através de um cartão de crédito que ofereça esse benefício que vem através dos programas LoungeKey, Priority Pass, Diners Club Internacional ou Dragon Pass.

Vamos lá conferir cada uma das maneiras em detalhes!

Viajando de Primeira Classe ou Classe Executiva

Caso você esteja viajando em Classe Executiva ou Primeira Classe, você pode acessar a sala VIP da companhia aérea, aliança ou alguma sala VIP parceira da companhia.

Status em Programas de Fidelidade

Este é um benefício que é válido para quem possui status em algum programa de fidelidade das companhias aéreas. Sendo que, o grande diferencial é que este status lhe permite ter acesso nas salas VIP’s das companhias aéreas parceiras ou de membros da mesma aliança.

Diamante na Smiles

Caso você possua o Status Diamante da Smiles, além de ter acesso às salas VIP’s da própria GOL, você pode acessar as salas VIP’s da KLM e Air France, entre outras companhias aéreas parceiras, quando em viagens internacionais.

Diamante no TudoAzul

Os clientes portadores deste status têm acesso à sala VIP da Azul em Campinas e em Lisboa em voos internacionais. Em Lisboa, o cliente Diamante tem acesso ao Premium Lounge TAP, podendo levar um acompanhante, desde que esteja voando pela Azul ou pela TAP. Já no aeroportos de Congonhas e Belo Horizonte, os clientes têm acesso às salas VIP’s Latitude.

Platinum ou Black no LatamPass

Caso você possua o Status Platinum ou Black é ofertado acesso ás salas VIP’s da LATAM com direito à um acompanhante.

Cartões de Crédito

Caso você possua um cartão de crédito que forneça esse benefício. Muitos bancos também oferecem este benefício atrelado a bandeira do cartão como um atrativo para conquistar o cliente.

O mais comum é do Mastercard Black, onde você tem acesso a sala VIP da Master no aeroporto de Guarulhos. Fora que alguns bancos oferecem acessos ao Loungekey, que está atrelado a variante Black do Mastercard.

Já para a variante Infinite do Visa, alguns bancos também oferecem acessos gratuitos com o LoungeKey, sendo usual de 2 acessos. No entanto, o cartão Porto Seguro Visa Infinite, também oferece acesso ao Priority Pass.

Para saber quantos acessos à sala VIP seu cartão fornece, acesse os benefícios do seu cartão. Logo abaixo explicarei como você conseguirá acessar a sala VIP utilizando o seu cartão de crédito.

Comprando o Acesso à Sala VIP

Caso não tenha outro meio, os clientes também podem comprar os passes que dão direito ao uso das salas VIP’s, sendo que eles podem ser comparados diretamente na entrada da sala VIP e websites como o Lounge Buddy. O preço da entrada tem um valor médio de US$32 dólares, o que chega a ser caro, dependendo da sala VIP. Portanto, avalie bem se vale a pena pagar este valor para acessá-la.

Compra uma Passagem Internacional com um Cartão ELO

Caso você efetue a compra de uma passagem internacional utilizando um cartão Elo, você tem direito a dois voucher de acesso a um sala VIP pelo programa LoungeKey na viagem. Mesmo que você não seja o portador do cartão, você conseguirá acessar, visto que o benefício é para o viajante.

Não é necessário apresentar o cartão ao chegar na Sala VIP de sua escolha. O que você deve apresentar é o voucher de acesso.

Caso a sua passagem seja emitida por milhas mas as taxas aeroportuárias sejam pagas com o cartão ELO, o viajante também terá direito aos vouchers.

Veja quais variantes dos cartões ELO oferecem esse benefício:

  • Elo Nanquim
  • Elo Nanquim Diners Club
  • Elo Empresarial Nanquim Diners Club
  • Elo Corporativo Nanquim
  • Elo Corporativo Nanquim Diners Club

Dicas

  • Sempre que reservar uma viagem, confira por quais aeroportos irá passar e quais terminais, com isso você consegue verificar as salas VIP’s que estarão disponíveis naquele terminal para o seu acesso
  • Pesquise como chegar na sala VIP
  • Baixe todos os aplicativos das salas VIP’s e deixe tudo preparado para acessar a sala quando chegar no local
  • Baixe o aplicativo do LoungeBuddy (disponível apenas para iOS). pois nele você consegue ler as avaliações das salas VIP’s disponíveis no aeroporto em qual você vai passar. E isso é importante, pois as vezes o aeroporto possui mais de uma sala e caso você tem uma quantidade limitada de acessos, é importante saber qual sala é a melhor ou qual oferece um serviço melhor.
  • Tenha sempre em mãos o seu ticket de viagem e um documento com foto. A maioria das salas VIP’s só permitem a entrada no embarque. No desembarque pouquíssimas salas permitem o acesso.

Aplicativos importantes para ter para acesso às salas VIP’s

  • LoungeKey: baixe para Android ou iOS
  • Mastercard Airport Experiences (atrelado ao LoungeKey): baixe para Android ou iOS
  • Priority Pass: baixe para Android ou iOS
  • DragonPass: baixe para Android ou iOS
  • Diners Club: baixe para Android ou iOS
  • LoungeBuddy: disponível apenas para iOS

Tome Nota

Espero que as informações acima tenham sido uteis!

E você, já desfrutou de uma visita a sala VIP? Qual o benefício que utilizou? Conta pra gente como foi a sua primeira experiência em uma sala VIP.

Leia Mais

Leia alguns de nossos artigos e conheça algumas salas ao redor do mundo.

  • Acesse aqui, para ler mais sobre a sala VIP da Iberia em Madri
  • E para saber mais sobre a sala VIP da American Airlines em Nova Iorque, acesse aqui