Neste artigo iremos citar alguns programas que permitem deixar o seu bilhete prêmio em espera, ou on hold, além de mencionar a vantagem em usar esta opção. Veja os detalhes na sequência.
Aqui você encontra:
Introdução
Inicialmente, importante registrar que, atualmente, as disponibilidades de bilhetes prêmio, sobretudo em voos envolvendo o Brasil (tanto de saída como de retorno), ainda está escassa e disputada.
Salvo algumas pontuais exceções (como, por exemplo, a de alguns programas que estão liberando vagas em datas bem próximas), as disponibilidades de bilhetes prêmio estão longe de retornar a um patamar aceitável.
Embora, particularmente, acredite que o cenário pré-pandemia não poderá, com as mudanças que ocorreram desde então, servir mais de parâmetro, é fato que mesmo companhias que habitualmente disponibilizavam boa oferta de vagas “awards” (como COPA e Air Canada) não estão liberando vagas, sobretudo em executiva.
Desta forma, a possibilidade de deixar o seu bilhete em espera constitui um elemento facilitador do processo de emissão e montagem da sua viagem.
Assim, mencionarei, a seguir, alguns programas internacionais que possibilitam deixar o seu bilhete prêmio em espera, e, depois, falarei sobre essa possibilidade nos programas nacionais.
Programas internacionais que permitem deixar o bilhete em espera
Abaixo, cito seis programas internacionais que possibilitam deixar o seu bilhete prêmio em espera (“on hold”):
- Flying Blue (Air France-KLM) – é possível deixar o bilhete em espera por até 03 dias, porém somente pelo call center
- AAdvantage (American Airlines) – permite deixar o bilhete em espera por até 05 dias, podendo ser feita a reserva diretamente pelo site do programa
- Skywards (Emirates) permite deixar o bilhete em espera por até um dia, necessitando, porém, que seja feito pelo call center da empresa
- KrisFlyer (Singapore Airlines) – permite deixar o bilhete em espera por até quatro meses, porém apenas para voos próprios e mediante o pagamento de uma taxa
- Miles&Smiles (Turkish Airlines) – é possível deixar o bilhete em espera por até dois dias mediante contato via call center
- Flying Club (Virgin Atlantic) – permite deixar o bilhete em espera por até um dia via call center do programa
Como visto, são poucos os programas que permitem deixar o bilhete em espera.
Via de regra, isso somente é possível mediante contato telefônico para o call center do programa (exceção é o excelente programa AAdvantage) e por até 05 dias (exceção é o programa da Singapore, porém apenas em voos puros e mediante o pagamento de uma taxa, nos demais é gratuito).
Programas Nacionais que Permitem Deixar o Bilhete em Espera
Dentre os três programas nacionais (Smiles, TudoAzul e Latam Pass) não se verifica a possibilidade de deixar o bilhete em espera, ao menos no formato dos programas internacionais.
O que se tem é, na Smiles, a possibilidade de reservar o voo por até 03 dias, cinco vezes por ano, porém apenas em voos da própria Gol, não servindo para as cias parceiras.
Além disso, tanto a Smiles, de forma pioneira, como, recentemente, o TudoAzul, criaram a figura do viaje fácil e congelamento da tarifa, cujos detalhes você pode ler aqui e aqui.
Embora estas ferramentas não sejam idênticas, são similares a deixar o bilhete em espera, podendo ser feito diretamente pelo aplicativo dos programas, mediante o pagamento de uma taxa.
Importante lembrar que isso é possível somente em bilhetes prêmio (em bilhetes com tarifa comercial a opção do viaje fácil não aparece, como já explicamos aqui) no caso da Smiles, e em voos próprios da Azul, no caso do TudoAzul, com quitação da “reserva” de acordo com os prazos que cada programa permite.
Utilidade de Deixar um Bilhete Prêmio em Espera
Antigamente, a lista de programas que possibilitavam deixar um bilhete em espera era muito maior.
Infelizmente, essa possibilidade tende a cada dia ficar mais restrita, embora no âmbito nacional o cenário parece ser o oposto do internacional, considerando a recente possibilidade introduzida pelo TudoAzul.
Na prática, a utilidade de deixar um bilhete em espera facilita o viajante frequente a garantir o seu tão desejado bilhete prêmio, sobretudo se for em uma cabine e rota em que esse resgate é ainda mais difícil.
Assim, “segurar” a disponibilidade por alguns dias até ser concluída a transferência de pontos do seu programa do banco, ou, no caso do programa AAdvantage, por exemplo, até a pontuação da fatura do seu cartão ser creditada na sua conta, é uma vantagem a ser considerada e utilizada.
De toda a sorte, dentro do prazo de até 24 horas de reserva, lembro que a Resolução 400 da ANAC, no seu art. 11 e parágrafo único, assim dispõem:
Art. 11. O usuário poderá desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que o faça no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas, a contar do recebimento do seu comprovante.
Parágrafo único. A regra descrita no caput deste artigo somente se aplica às compras feitas com antecedência igual ou superior a 7 (sete) dias em relação à data de embarque.
Vejam, portanto, que, em relação ao prazo de 24 horas, salvo na hipótese do parágrafo único, é possível o cancelamento gratuito. Ou seja, independentemente do programa escolhido, a Resolução que trata da questão já permite o cancelamento gratuito.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, buscamos citar os programas internacionais e nacionais que permitem deixar o bilhete prêmio em espera (“on hold”).
Assim, citamos, como exemplo, as possibilidades existentes em seis programas internacionais e nos três programas nacionais, e destacamos a vantagem que é poder deixar um bilhete em espera.
E você, leitor, já conhecia a possibilidade de deixar o bilhete em espera?
Em caso positivo, já fez uso desta opção? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.