Você já deve ter visto alguém que está começando no mundo das milhas se queixar: não consigo acumular, não consigo emitir passagem nenhuma, nunca tenho milhas suficientes. Já viu, não viu?
Tem 99% de chance dessa pessoa estar cometendo um ou mais erros comuns dos milheiros iniciantes. Mais quais são? Fizemos uma live essa semana falando sobre isso (que você pode conferir abaixo) e citamos os 7 erros mais comuns que todo milheiro iniciante normalmente comete. Eu ou você também já experimentamos alguns, ou todos eles!
Aqui você encontra:
Erros dos Milheiros Iniciantes
Vamos a eles:
Não Ter Estratégia
Dentre os erros do milheiro iniciante, provavelmente esse é um dos mais comuns! Para acumular e emitir de forma eficiente, primeiro é preciso saber qual seu objetivo: voos domésticos, internacionais, cabines premium, qual destino?
Só assim é possível direcionar sua aquisição de milhas para a companhia aérea ou programa de fidelidade correto. Quem não faz isso acaba se perdendo em muitos programas, solicitando muitos cartões… e na maioria das vezes não chegando a lugar nenhum.
Pulverizar as Milhas
Esse erro 90% das vezes é decorrente do anterior. Sem ter um objetivo definido a pessoa acaba atirando pra todos os lados e acumulando milhas em todos os programas. Além de assinar todos os clubes.
Com isso, dilui os esforços e as chances de fazer uma boa emissão.
É claro que, depois de algum tempo e mais conhecimento das estratégias, é normal sim ter milhas em muitos programas. Mas é melhor deixar essa pulverização pra quando você já tiver uma boa noção do que pode conseguir com cada companhia.
Transferir Milhas Sem Bonificação
Não faça isso. Tenha paciência e objetivo a médio e longo prazo. Assim você valoriza e reduz o custo das suas milhas.
É lógico que há exceções, quando você precisa só completar o número de pontos pra uma emissão a curtíssimo prazo ou quer emitir em programas que não tem feito promoções, como a TAP. Mas entenda que essas são exceções.
Acostume-se a acompanhar nossos posts diários com todas as promoções e aguarde a que tem a ver com seu objetivo.
Não Fazer Compras Bonificadas
Esse é outro erro que todo milheiro iniciante comete! Até os experientes às vezes o fazem. Ao contrário do que muita gente que não estuda milhas pensa, não é gastando seu cartão de crédito que você vai acumular mais.
É fazendo as compras em promoções de bonificações, seja nos programas dos bancos como Livelo e Esfera, ou nos próprios sites das companhias aéreas. Milheiro que é milheiro sabe disso e só compra assim, desde produtos de limpeza até uma geladeira. Essa é a forma mais rápida e eficiente de multiplicar suas milhas.
Imagina que você compra uma geladeira, um celular, ou qualquer outra coisa ganhando de 5 a até 15 vezes o valor gasto em milhas. Em muitos casos só com uma compra consegue emitir uma passagem para os EUA por exemplo.
Deixar Milhas Expirarem
Você já rasgou dinheiro? Esse deve ser o pior dos erros de todo milheiro iniciante!
Deixar suas milhas expirarem é a mesmíssima coisa. Milha vale dinheiro. Se não vai viajar, emita passagem pra alguém ou pense mesmo numa viagem a longo prazo.
Só não troque por panelas ou qualquer outro produto, por favor. Você estará pagando na maioria das vezes muito mais que o dobro do valor do produto. Salvo raríssimas exceções.
Não Usar o Cartão de Crédito
Uma das frases que mais me dão nervoso é: “só compro no débito”. Perdoe essa pessoa, ela não sabe o que está perdendo.
Comprar no débito não acumula milhas. Vai tomar um cafezinho? Crédito. Vai pagar o estacionamento? Crédito. De grão em grão você chega lá.
Lembro que essa é a forma mais lenta de acumular milhas, porque a conversão dos cartões em pontos é em dólar. Mas não usar o crédito é perder uma chance simples de acumular mais, numa compra que você já faria.
Cartão sem Anuidade
Lógico que ninguém gosta de pagar anuidade do cartão. Mas muitas vezes vale a pena pelos benefícios e pelo retorno que o cartão dá em acúmulo de milhas e possibilidade de emissões num programa específico.
Um dos melhores exemplos é o AAdvantage, do Santander, única forma usual de acumular no excelente programa da American Airlines. Avalie os prós e contras antes de cancelar o cartão só pela cobrança de anuidade.
Erro Bônus: Se Perder em Gastos
Essa dica agora é minha, não chegou a ser falada na live. Mas tenho certeza de que eles concordam.
É claro que a gente se empolga quando entra nesse mundo das milhas e começa a conhecer dezenas de estratégias de acúmulos, de promoções de passagens, e ofertas de compras bonificadas.
Calma!
Esse é o melhor conselho que posso te dar. Só vá até onde seus limites e suas finanças permitirem. Você não precisa experimentar nem adquirir tudo. Vai ter tempo, acredite. Você está só começando.
Conheço muitos casos de pessoas que saíram usando todas as estratégias e acabaram endividadas com contas altíssimas.
Portanto… saiba seus limites.
Agora conta nos comentários… quantos erros desses você já cometeu?
Para Saber Mais
Para ler a nossa série Beabá dos pontos, com dicas para milheiros iniciantes, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.