Conheça o Museu do Café em Santos, inaugurado em 1998, o local preserva e divulga a história do café no Brasil e no mundo por meio de exposições e acervos diversos. O museu, instalado no Palácio da Bolsa Oficial de Café, oferece também uma cafeteria e cursos sobre o preparo da bebida, tornando-se um importante ponto turístico da cidade.
Aqui você encontra:
O Museu do Café
Grande parte das pessoas aprecia esta bebida que faz parte da cultura brasileira. Tanto que ela mereceu um museu só pra ela!
O Museu do Café de Santos foi inaugurado em 1998. É uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
O objetivo do museu, segundo apresentado em seu site, é
A preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Por meio de objetos, documentos e recursos audiovisuais, a instituição mostra ao público como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão ligados, desde meados do século XVIII até os dias de hoje.
O local do museu é nada menos do que um palácio: o Palácio da Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, ele tinha a opulência e força da elite cafeeira paulista. Por isso um dos destaques do seu acervo é exatamente o salão do pregão, que é composto por uma mesa principal, além de setenta cadeiras, exatamente onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café.
Além disso, os visitantes têm a oportunidade de admirar as telas “O Porto de Santos em 1822”, “A Fundação da Vila de Santos – 1545”, “O Porto de Santos em 1922” e o vitral “A Epopeia dos Bandeirantes” – todas obras de Benedicto Calixto.
O museu possui uma exposição de longa duração denominada Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte, que tem por objetivo disseminar a história do café, além de diversas mostras temporárias.
Acervo do Museu do Café de Santos
O acervo do Museu do Café de Santos contém objetos que documentam desde a produção até o consumo do café, o que possibilita aos visitantes compreender a história da bebida no Brasil.
Acervo Museológico
São mais de 2.050 itens diretamente relacionados à produção, classificação, comercialização e consumo do café, juntamente com um patrimônio artístico do edifício. A coleção do museu inclui diversos objetos como: ferramentas, equipamentos de prova, itens de comunicação e obras de arte. A maioria destes objetos foram doados ao museu.
Acervo Bibliográfico
Além disso, o museu conta com um acervo bibliográfico composto por bibliografias, catálogos, pesquisas e publicações relacionados ao tema Café, assim como temas correlatos e em diversas perspectivas: história, economia, saúde, política, agricultura, etc. Atualmente o acervo é composto por mais de 3 mil exemplares.
Acervo Arquivístico
O Acervo Arquivístico do Museu do Café é composto por um conjunto de documentos tanto produzidos, como acumulados durante o exercício de suas funções e atividades, administrativas e técnicas. Estes documentos obviamente estão relacionados ao café e suas instituições e foram doados ao Museu pelos titulares de empresas ligadas ao grão, ou ainda por pessoas individuais, com propósitos de sua preservação e divulgação, tanto histórica, como cultural.
O Museu do Café abriga também:
- O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers, disponibilizando aos interessados publicações e documentos sobre o tema e
- O Centro de Preparação de Café, que proporciona à população cursos e oficinas com o intuito principal de divulgar o conhecimento sobre o preparo desta preciosa bebida.
A cereja do bolo é a Cafeteria do Museu. Inaugurado no ano 2000, o local possui diversas opções de bebidas em seu cardápio que têm o café como seu principal ingrediente. Os visitantes podem também apreciar ou ainda levar para casa uma grande variedade de grãos, que são produzidos em diferentes regiões do Brasil.
Informações Gerais
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro, Santos – SP
Horário de Funcionamento: De 3ª a sábado, das 9h00 às 18h00; domingo, das 10h00 às 18h00 (fechamento da bilheteria às 17h00).
Ingressos: R$ 16,00 para Adultos. Estudantes e Terceira Idade pagam R$ 8.00.
Gratuidade para Funcionários da rede pública e Policiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Acessibilidade – A página do Museu do Café no Facebook informa que:
Com cadernos em braile e audiodescrição, o público pode conhecer a exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, o cadeiral, localizado no Salão do Pregão e o vitral “A epopeia dos Bandeirantes”, de Benedicto Calixto. O material pode ser solicitado na bilheteria e devolvido no mesmo local ao final da visita!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.