A obra do monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, iniciada há 13 anos e prometida para a Copa do Mundo de 2014, agora tem previsão de conclusão para junho de 2026. O sistema promete oferecer transporte automatizado e acessível ao longo de 6,7 km com oito estações.
Monotrilho Congonhas – Estação Morumbi
A obra do monotrilho que ligará Congonhas à Estação Morumbi teve início há 13 anos, tendo sido prometida para a Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014. O prazo para sua entrega foi adiado várias vezes, tendo tido, no total, nove paralisações.
Tudo começou ainda no período em que o atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, era o governador do estado de São Paulo. De lá pra cá, três outros governadores já passaram pelo Palácio dos Bandeirantes. Em setembro de 2023 as obras da Linha 17-Ouro foram retomadas. Agora o governador do estado, Tarcísio de Freitas, prometeu que sua conclusão será em junho de 2026, ainda que a entrega dos trens esteja planejada para 2025.
O veículo que irá compor o monotrilho está sendo fabricado pela chinesa BYD. Seu design foi elaborado de maneira a atender especificamente às necessidades da linha que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.
O percurso total será de 6,7 km, sendo que o monotrilho passará por oito estações. Sete delas estão atualmente na fase de acabamento.
Monotrilho
Um omonotrilho é uma ferrovia constituída por um único carril/trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos. Um dos mais antigos monotrilhos do mundo, o de Wuppertal na Alemanha, foi construído em 1901 e ainda se encontra em funcionamento.
Em palavras mais simples, monotrilho é um tipo de transporte semelhante aos tradicionais trens ou metrôs. A diferença é que este meio de locomoção não utiliza trilhos; em seu lugar, utiliza pneus a fim de se transportar por uma via elevada.
Há diversas vantagens na utilização deste sistema de transporte, como sua condução automática. Além disso, a velocidade média alcançada é de 35 km/h, podendo chegar até a 80 km/h.
Trens do Monotrilho Congonhas – Estação Morumbi
Os veículos da BYD têm capacidade para transportar até 616 passageiros, sendo que 114 deles poderão viajar sentados. Seu controle será completamente automatizado, utilizando o TCMS, Sistema de Controle de Monitoramento de Trens. Isso significa que poderá haver uma maior aproximação entre os carros, gerando, assim, intervalos menores entre as viagens.
Quanto à acessibilidade, os trens fabricados pela BYD cumprem todas as exigências de acessibilidade. Além disso, dispõem de câmeras de segurança, ar-condicionado e sistemas para combater incêndios.
Com informações Estadão.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.