O Museu da Língua Portuguesa é ponto obrigatório para qualquer pessoa que mora ou visita a cidade de São Paulo. Esse, por si só, já é um passeio e tanto. Mas aqui vai uma dica que talvez você não saiba: conheça o Flor Café, localizado no rooftop do prédio do museu. Aí você fechará sua visita com chave de ouro!
Aqui você encontra:
O Museu da Língua Portuguesa
Embora o objetivo aqui não seja o de falar extensamente sobre o Museu, vale a pena relembrar algumas informações básicas sobre ele.
O museu foi aberto ao público pela primeira vez em 2006. O ponto escolhido, não poderia ser mais emblemático: a Estação da Luz, na região central da cidade, palco de passagem de tantos e tantos imigrantes que chegaram ao país. Particularmente sou apaixonada pela arquitetura deste prédio!
Seu objetivo central é o de Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo.
E para isso seus organizadores escolheram como proposta a de ser um museu interativo e não estático, propiciando um ambiente em que seus visitantes, grandes e pequenos, tenham a oportunidade de interagir e, até mesmo, descobrir aspectos inusitados da língua portuguesa e, desta forma, obter novos conhecimentos. E tudo isso de uma maneira lúdica e prazerosa.
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, juntamente com a Fundação Roberto Marinho, foram os autores de sua concepção, sendo que o investimento inicial do projeto foi na casa de 37 milhões de reais.
Um fato trágico deu-se em 21 de dezembro de 2015: o prédio que abriga o museu foi atingido por um incêndio que deixou destruídos dois andares de sua estrutura. Felizmente seu acervo não foi perdido, pelo fato dele ser virtual – o que possibilitou, assim, sua recuperação através de backups.
Foram alguns anos de restauração até que em 31 de julho de 2021 o museu foi finalmente reaberto.
Conheça aqui mais detalhes sobre o museu, assim como informações de suas exposições.
O Flor Café no Museu da Língua Portuguesa

Flor Café – Museu da Língua Portuguesa
Quando o Museu da Língua Portuguesa foi reaberto em 2021, apresentou uma novidade: a possibilidade de visitação a seu terraço. E essa foi uma forma de homenagear o arquiteto Paul Mendes da Rocha, que foi o responsável pelo projeto do Museu.
O Museu já possuía o restaurante Flor Cafe, que funcionava em seu andar térreo. Mas, em sua reabertura, passou a atender também no terraço do edifício.
O que o Café Oferece
Os visitantes do museu que visitarem o terraço do prédio, terão à sua disposição bebidas tanto quentes como frias, incluindo, claro, café expresso e capuccino, além de chocolate quente e chá. E para acompanhar, poderão escolher entre uma fatia de bolo de fubá com calda de goiabada, de laranja ou, ainda, de chocolate. Como salgados poderão experimentar pequenos muffins de ervas ou queijo. Mas para queles que deejarem algo mais substancioso, poderão pedir uma saladinha acompanhada de uma massa.
E como pano de fundo, poderão apreciar uma vista especial do relógio da Estação da Luz, assim como do Parque da Luz e da Estação Júlio Prestes. Quanta história guardam estes lugares!
O Flor Café dispõe de várias mesas e cadeiras espalhadas pelo terraço.
Endereço e Horário de funcionamento
O Flor Café fica no terraço do prédio que abriga o Museu da Língua Portuguesa localizado na Praça da Língua, s/n – Luz.
O horário de funcionamento do café é de quinta a domingo, das 10h00 às 18h00.
Atrações e Passeios em São Paulo
Para conferir algumas atrações na Avenida Paulista, leia esse artigo.
Já se a sua praia são passeios, confira neste artigo seis passeios gratuitos em São Paulo.
Ainda temos mais! Se a tua curtição são os museus, veja nossa sugestão daqueles que você não pode deixar de visitar.
Por último, alguns passeios em São Paulo que custam menos de R$ 100.
Hospedagens em São Paulo
Aqui temos algumas sugestões de hotéis em São Paulo.
No entanto, se o teu objetivo é ficar na região da Avenida Paulista, confira este artigo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.