A culinária peruana é tão rica que Lima é considerada a capital gastronômica da América do Sul e seus restaurantes são premiadíssimos, incluídos na lista dos melhores do mundo. Título justo… a variedade de pratos é enorme e os sabores, incomparáveis.
Separei 4 dos meus restaurantes preferidos na cidade como dica pra você também conhecer. Eles tem cardápios muito bem elaborados, com gastronomia diferenciada, e preços acessíveis. Vem comigo por essa explosão de cores e sabores.
Aqui você encontra:
Restaurantes Imperdíveis em Lima
Casa Tambo
Minha primeira dica em Lima, uma espécie de cartão postal histórico da cidade. O Casa Tambo funciona num casarão de mais de 100 anos bem no centro da cidade.
São vários ambientes incríveis e muito bem decorados. Ao mesmo tempo elegantes e rústicos, muito aconchegantes. O cardápio é enorme, os preços são bons e os pratos muito bem servidos.
De entrada sugiro as conchas na brasa e o polvo grelhado. E o ceviche, claro, não poderia faltar o prato mais tradicional do Peru. Uma curiosidade… os limenhos só comem ceviche no almoço, porque o peixe precisa ser muito fresco e pescado no próprio dia.
O ceviche inclusive acaba de ser declarado pela Unesco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Como pratos principais o Casa Tambo tem uma grande variedade de carnes. Como o tradicional Lomo Saltado, feito com carne de boi salteado na wok com legumes. Uma delícia.
Provei o chaufa amazônico, prato tradicional da Amazônia peruana. É arroz feito na wok com mariscos, chorizo, carne de porco e a maravilhosa pimenta aji de cocona. Daria facilmente pra 3 pessoas.
As sobremesas são divinas. Como foi difícil escolher, provei o trio de cítricos: musse de maracujá com biscoito de amêndoas, cheesecake de frutas vermelhas e panacota de flan de leite com iogurte perfumado de baunilha. De comer rezando.
Huaca Pucllana
É difícil não se impressionar na chegada ao restaurante Huaca Pucllana. Lá fora a decoração já é belíssima, rústica na medida perfeita, num pátio rodeado por árvores.
Mas fica lá dentro a grande surpresa. O restaurante é enorme e todo aberto para o maior sítio arqueológico de Lima, Huaca Pucllana, criado entre os anos 200-700 d. C. Foi um centro religioso e administrativo da época. Tem uma pirâmide de 25 metros de altura, no estilo peruano, e um conjunto de pátios, praças e muros.
É um visual espetacular. E bem no bairro de Miraflores, o mais turístico e moderno da cidade.
O menu não fica atrás. Usa como base os sabores variados peruanos em pratos de técnicas clássicas e estilos contemporâneos. O resultado dessa mescla é um menu completíssimo, com pratos tradicionais peruanos e inovações do próprio restaurante.
Se a fome for pouca, fique nos piqueos, entradas caprichadas como petiscos. Provei as batatas recheadas com carne e queijo, servidas com salsa huancaína, delícia de molho picante. E as empanadas de mandioca recheadas de queijo com o delicioso aji de cocona.
Como entrada, vários tipos de ceviche. E de prato principal arroz de pato e camarões a la criolla – com tacu tacu, espécie de baião de dois peruano, e pepián de choclos, um tipo de molho de milho bem comum no Peru.
De sobremesa, picarones con miel de chancaca – são rodelas fritas com massa de abóbora e batata, cobertas por mel. Um dos doces mais consumidos e amados no país.
Cala
Que tal jantar com a vista do Oceano Pacífico e um pôr-do-sol de cair o queixo? O Cala é um restaurante e lounge de vários ambientes debruçado no mar em Barranco, bairro boêmio tradicional da cidade. Na varanda a gente tem o som ambiente perfeito das ondas fortes do mar de Lima.
Menu enxuto e caprichado, perfeito.
De entrada pedi causa de caranguejo – causa é uma espécie de bolo de batata que está em todos os menus da cidade e é muito consumido pelos peruanos, com diferentes recheios. Esse era de caranguejo.
Como prato principal provei um arroz delicioso com frutos do mar.
E de sobremesa uma variação contemporânea de suspiro limenho, o doce clássico peruano de limão, leite condensado e merengue.
Museu Larco Café – Restaurante
Pense num lugar tão lindo que chega a emocionar. O Museu Larco Café fica no jardim do Museu Larco, um dos mais importantes do Peru. Os jardins são belíssimos e muito floridos e a casa onde fica o restaurante é um espetáculo à parte.
O ambiente é super romântico e foi lá o melhor pisco sauer que provei em Lima. Pisco é a bebida nacional, um aguardente de uva com limão, delicioso. Em Lima ele é servido antes da comida, para abrir o apetite, e muitas vezes depois se você quiser. Mas dois são suficientes pra deixar qualquer um bem alegre.
De entrada provei conchas a la parrilla, com manteiga de limão. Além de piqueo criollo – uma seleção de petiscos clássicos peruanos – e tequeños rellenos de queso andino, um tipo de rolinho primavera de queijo.
Como prato principal, cappelletti de zapallo loche, uma abóbora típica do Peru, com queijo e molho de manteiga e sálvia. Sensacional!
De sobremesa, o clássico suspiro limeño e mousse de lúcuma, uma fruta de polpa amarela muito consumida no país.
Lima – Uma Viagem Gastronômica
Visitar Lima é fazer uma viagem à gastronomia do Peru. E aprender dezenas de novas receitas, costumes e sabores. Os limenhos são extremamente exigentes com sua culinária e isso fica evidente no esmero e na qualidade dos restaurantes.
E você, já conhece Lima?
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.