Conforme havíamos publicado, a Etihad Airways cogitava a possibilidade de voltar a operar algumas rotas com os seus Airbus A380. Ontem a companhia confirmou que vai reintroduzir o super jumbo na sua malha para ajudar a atender o aumento da demanda.
A companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos espera voltar com 4 dos seus 10 modelos do A380 no verão de 2023, com planos para operar entre Abu Dhabi e Londres, Aeroporto de Heathrow.
A empresa suspendeu o A380 em novembro de 2020, adotando um modelo de negócios mais enxuto para mitigar o efeito da pandemia do coronavírus no setor da aviação. A decisão de voltar a operar os aviões ocorreu para atender um aumento da demanda por viagens aéreas em toda a rede da companhia. Além do retorno dos A380, a companhia irá adicionar 5 aeronaves A320 na sua frota.
Em uma postagem em suas redes sociais, a Etihad não informou uma lista completa das rotas em que a aeronave irá voltar a voar, mas mencionou que Londres (LHR) será um dos primeiros destinos.
Os voos que serão operados pelo A380 são o EY11 com saída de Abu Dhabi às 02h05min e o EY19 com saída de AUH às 08h30min.
Já os voos com saída de Londres são o EY12 às 09h30min e o EY20 com saída às 14h50min. Ao que tudo indica, o primeiro voo está programado para o dia 15 de julho de 2023, sendo ele o EY11.
A Etihad Airways já está preparando a aeronave para voltar a voar. Parte dessa preparação incluiu o recrutamento e o no treinamento das equipes do A380, englobando pilotos, tripulação de cabine e equipe técnica de solo.
“É maravilhoso anunciar o retorno desta esplêndida aeronave. A reintrodução do A380 aumenta ainda mais a capacidade da Etihad Airways no principal mercado do Reino Unido, com um efeito indireto para o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) mais amplo e o subcontinente indiano que trará mais visitantes à cidade de Abu Dhabi”, disse o presidente da Etihad, Mohammed Ali Al Shorafa.
Já o CEO da Etihad Airways, Antononaldo Neves, disse:
Sabemos que a notícia será bem recebida pelos nossos passageiros que amam o incrível A380 da Etihad e suas cabines premiadas. Decidimos que este é o momento certo para devolver alguns de nossos A380 à frota para atender à demanda que os tornou financeiramente viáveis mais uma vez. Estamos ansiosos para receber nossos passageiros novamente a bordo desta aeronave notável”.
A Etihad ainda atingiu um lucro recorde no primeiro semestre de 2022, o maior em seus 18 anos de história, citando uma forte recuperação na demanda por viagens.
A empresa transportou 4,02 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2022, mais do que quadruplicando os 980 mil passageiros transportados no mesmo período do ano passado.
Voando na Etihad com Milhas
Particularmente para os nossos leitores do Brasil, hoje os três grandes programas de fidelidade nacionais não têm acordos com a Etihad. As únicas possibilidades, portanto, são transferir pontos da Livelo para o Etihad Guest, mas com um deságio de 50% ou então usar pontos do AAdvantage da American Airlines.
Voar no A380 da Etihad Airways desperta o interesse de muitos viajantes, pois são os únicos aviões da empresa que oferecem o The Apartment, uma das melhores cabines de primeira classe do mercado.
Se as notícias realmente se confirmarem e os aviões voltarem a voar, embora sendo mais difícil de gerar pontos, a melhor opção para se emitir uma passagem com milhas é através do AAdvantage que usa uma tabela fixa. Já o Etihad Guest, em voos próprios, adota uma tabela dinâmica de valores.
Caso você queria experimentar a executiva e a primeira classe do A380 da Etihad em um voo entre a Europa e o Oriente Médio, são necessários 42,5k e 62,5k pontos no AAdvantage, mais taxas, respectivamente.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.