Após uma vistoria no Aeroporto, Paulo Pimenta, Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, confirma para 21 de outubro a reabertura do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. O aeroporto foi grandemente danificado após as pesadas chuvas que caíram sobre a capital gaúcha entre os meses de abril e maio deste ano.
No final de julho, havíamos publicado um artigo falando sobre a definição da data de reabertura do Salgado Filho. O trabalho completo de recuperação da pista de pouso e decolagens do aeroporto foi dividido em três fases:
- Limpeza inicial e posterior avaliação dos reais danos causados
- Recuperação das áreas essenciais para a retomada parcial dos voos
- Recuperação de áreas que não envolvam trânsito de aeronaves
Hoje, conforme divulgou o vice-presidente de operações da Fraport, Edgar Nogueira, aproximadamente 40% das obras da Fase 2 já se encontram concluídas. Esta divulgação foi feita em uma coletiva de imprensa que ocorreu após uma vistoria no aeroporto, realizada juntamente com o vice-presidente do TCU, Tribunal de Contas da União, o ministro Vital do Rêgo Filho, além de Paulo Pimenta, Ministro da Reconstrução do RS. Nogueira afirmou:
Temos entre 30% e 40% das obras concluídas, o que significa que ainda precisamos realizar 60% do trabalho nos próximos 60 dias.
Outra informação dada na ocasião foi quanto aos custos da recuperação do Salgado Filho. O montante inicial calculado foi de R$ 700 milhões, porém, Nogueira disse que este valor está sendo constantemente alterado, a depender do progresso das obras. Os reparos realizados abrangem, além da pista propriamente dita, a aquisição de novos equipamentos necessários que foram danificados pela água.
Paulo Pimenta completou dizendo que, até o presente momento, a programação é de que em 21 de outubro sejam retomados 128 voos diários. E, até dezembro, passarão a ser retomados os voos internacionais.
A Fraport, através de uma nota publicada, forneceu boas notícias: as etapas de repavimentação e fresagem da taxilane do Pátio 1 e também da taxiway M4, já foram concluídas, assim como 1.200 metros da pista de pouso e decolagem. O próximo passo será a aplicação da pintura de ligação, que é de fundamental importância para garantir a aderência das posteriores camadas de asfalto. Tudo isso objetivando restaurar a altura original da pista.
Como parte deste processo de restauração, está sendo construída dentro do próprio aeródromo do aeroporto uma usina de asfalto. E logo em seguida, serão iniciadas as obras da fase 3.
O ministro Paulo Pimenta negou a possibilidade de as operações serem adiadas e afirmou ainda que o cronograma inicialmente planejado está sendo estritamente seguido. Ele disse:
Queremos garantir que o cronograma seja totalmente executado dentro do prazo. Antes do Natal, queremos que o aeroporto esteja funcionando 100%.
Quanto aos recursos para as obras, em 21 de agosto a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, encaminhará ao TCU o estudo realizado sobre a viabilidade técnica de reequilíbrio financeiro da concessão do Aeroporto Salgado Filho. Informação esta confirmada, durante esta mesma coletiva, pelo ministro Vital do Rêgo Filho. O ministro explicou:
Não temos os valores específicos. Há a questão da Fraport com a seguradora, que é de direito privado. Depois, no processo de reequilíbrio, saberemos quanto o Tesouro vai aportar. O recurso do Tesouro é a terceira etapa.
Ainda quanto aos recursos, Paulo Pimenta afirmou que a liberação dos recursos por parte do Tesouro não interfere no andamento das obras de restauração do Salgado Filho. E ele concluiu dizendo que:
A Advocacia Geral da União (AGU) também enviará a documentação para o TCU, que produzirá o estudo necessário para determinar o valor da complementação pelo Tesouro. Isso não interfere nas obras.
Com informações do Portal de Noticias
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.