O Executive Club é o programa de milhagens da British Airways, a maior empresa aérea do Reino Unido, que também faz parte da aliança Oneworld e os pontos acumulados no programa são chamados de Avios. Confira neste artigo os principais detalhes do programa.
Aqui você encontra:
Status Elite no Executive Club da British Airways
O Executive Club tem quatro status, sendo o melhor deles o Gold (equivalente ao Emerald na Oneworld). No executive club, além dos Avios, os clientes acumulam Tier Points.
Tier Points
Os Tier Points são usados para os clientes passarem de um status para outro no programa e são calculados de acordo com a cabine e distância voadas.
Avios
Já o acúmulo de Avios é baseado na distância percorrida, cabine de voo, status no programa e classe tarifária.
Os Status Elite do Executive Club
- Blue – Ao se registrar no programa todos os clientes têm status Blue.
- Bronze – São necessários 300 Tier Points e dois voos na British Airways para se atingir esse status.
- Silver – Para se chegar nesse status são necessários 600 Tier Points e quatro voos na British Airways
- Gold – Ao se atingir 1.500 Tier Points e quatro voos na British Airways os clientes obtém o status Gold (ou Emerald na OneWorld)
Benefícios de Cada Status do Executive Club da British Airways
Confira abaixo os principais benefícios de cada um dos status do Executive Club:
Bronze
- Marcação de assento gratuita 7 dias antes da viagem
- Possibilidade de acumular 25% mais Avios sobre a distância voada
Silver
- Embarque prioritário
- Marcação de assento gratuita no momento da reserva
- Acesso à sala VIP da classe executiva (em Londres)
- Bagagem despachada sem custo
- Possibilidade de acumular 50% mais Avios sobre a distância voada
Gold
- Check-in prioritário (primeira classe)
- Marcação de assento gratuita no momento da reserva
- Acesso à sala VIP exclusiva (em Londres)
- Maior disponibilidade de assentos prêmio
- Bagagem despachada sem custo
- Possibilidade de acumular 100% mais Avios sobre a distância voada
Desde que no mesmo voo e cabine, um cliente Gold pode marcar assento sem custo para outras pessoas que estejam viajando com ele. No entanto, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento da British Airways para solicitar a marcação dos assentos.
Os clientes Gold que atingirem 2.500 Tier Points em um ano aniversário do cartão recebem um voucher que lhes dá o direito a fazer o upgrade, numa viagem de ida e volta, para uma cabine acima daquela reservada (tanto reservas pagas como feitas com Avios). Já ao atingir 3.500 Tier Points os clientes recebem 2 vouchers.
Note que para conseguir o upgrade é necessário que exista disponibilidade para emissão com Avios na cabine onde se deseja fazer o upgrade. Entretanto, eu já passei por situações onde esta disponibilidade não existia e a British Airways ainda assim fez o meu upgrade.
Acúmulo de Pontos no Executive Club
Acumulando Tier Points e Avios
O acúmulo de Tier Points só é possível em voos e está restrito às empresas parceiras da Oneworld. Outras parcerias fora da aliança geram apenas acúmulo de Avios, que é o caso da LATAM.
Como dito acima, tanto o acúmulo de Tier Points quanto de Avios é baseado na distância, cabine voadas e classe tarifária. Confira nas tabelas abaixo como funciona o acúmulo para cada uma das cabines:
Classe Econômica
Econômica Premium
Classe Executiva
Primeira Classe
Neste link você pode consultar o acúmulo te Avios por classe tarifária para cada uma das diferentes empresas aéreas parceiras da British Airways. Já aqui você pode aprender mais sobre as diferenças entre classes tarifárias e classes de reservas.
Por último, neste link você pode calcular quantos Avios e Tier Points você acumulará no Executive Club em seus voos com a British Airways e suas parceiras. Veja um exemplo para uma viagem entre São Paulo e Londres para um portador do cartão Gold:
Acumulando Avios em Parceiros Não Aéreos
Assim como outras empresas aéreas, os clientes da British Airways podem acumular Avios com parceiros não aéreos. Incluindo:
Reservas de hotéis
Aluguel de carros
Compra de pacotes de férias
Compras do dia-a-dia
O acúmulo de Avios em compras do dia-a-dia é super modesto e nem se compara com o que temos no Brasil.
Residentes no Brasil Acumulando Avios no Executive Club
Devido ao acordo existente com o Grupo LATAM, os clientes brasileiros ainda podem acumular Avios na British Airways em voos com a cia brasileira. Porém, não é mais possível o acúmulo de Tier Points. Veja abaixo a tabela de acúmulo de Avios, que também se baseia na classe de reserva e tarifária:
Existem ainda duas outras formas de se acumular Avios no Executive Club. A primeira delas é através da transferência de pontos Livelo para o programa. No entanto, isso não é vantajoso, pois a razão de transferência é 2:1. Ou seja, dois pontos Livelo valem 1 ponto no Executive Club.
A segunda forma de se transferir pontos para o Executive requer alguma ginástica! Os clientes podem transferir pontos do programa Esfera para o Iberia Plus da Iberia e de lá para o Executive Club. Por ora, todos na razão 1:1.
Cartão de Crédito American Express e o Executive Club
No Reino Unido a British Airways tem uma parceria com a American Express e oferece aos seus clientes dois cartões de crédito. São eles:
- British Airways American Express Credit Card
- British Airways American Express Premium Plus Card
Você pode ler mais sobre os benefícios desses dois cartões de crédito e o famoso Companion Voucher neste artigo.
Emitindo Passagens Prêmio com o Executive Club
Diferentemente de todos os programas de milhagens brasileiros, o Executive Club não usa tabelas dinâmicas para calcular a quantidade de Avios necessários para se fazer uma emissão. O programa trabalha com valores fixos que variam de acordo com a distância voada e a cabine escolhida.
Além disso, o programa usa uma classificação de alta e baixa estações que está alinhada com o verão e feriados britânicos. Veja abaixo os períodos de alta e baixa para 2022.
Calendário para Emissões de Alta e Baixa Estação
As datas marcadas em azul representam a alta estação, onde a quantidade de Avios necessários para uma emissão é maior.
Os clientes brasileiros podem usar os seus pontos do LATAM Pass e as milhas da Smiles para emitir passagens na British Airways. Infelizmente, além de ser difícil de encontrar disponibilidade, os valores cobrados pelas cias nacionais inviabilizam as emissões na maioria das vezes.
Validade dos Avios
Todos os Avios que entram na conta do Executive Club são válidos por 36 meses e para mantê-los ativo os clientes precisam ter algum tipo de movimento na conta, que inclui:
- Ganho de Avios em voos
- Uso de Avios para emissão de passagens
- Compra de Avios
- Transferência de Avios para outras contas
Aqui você pode ler o regulamento completo sobre a validade dos Avios.
Note que o regulamento não indica que transferências de Avios do Iberia Plus ou outros parceiros, como a Livelo por exemplo, contam como movimentação na conta.
Pontos Positivos Sobre o Executive Club da British Airways
- O programa é estável e não faz mudanças constantes no regulamento.
- O site do Executive Club é um dos melhores quando o assunto é pesquisa e emissão de passagens.
- Os bilhetes podem ser cancelados até 24 horas antes da viagem.
- O site mostra a disponibilidade na maioria das empresas parceiras da aliança Oneworld.
- Para voos dentro da Europa o Executive Club oferece o Rewards Savings onde a taxas são mínimas. Por exemplo, em uma emissão de ida e volta entre Londres e Sofia as taxas são de apenas £2 (tanto na executiva quanto na econômica).
- Combinar um Companion Voucher com o voucher de upgrade maximiza o uso dos Avios. Por exemplo, duas pessoas podem voar em primeira classe ao preço de uma na classe executiva, pagando-se apenas as taxas para duas pessoas.
Pontos Negativos do Executive Club da British Airways
- A British Airways impõe taxas altíssimas na emissão de passagens, inviabilizando o programa para a maioria dos clientes brasileiros.
- Para voos originários nos Estados Unidos as taxas são ainda maiores que aquelas praticadas no Reino Unido.
- A quantidade de Avios necessários para uma viagem é calculada por segmento e não por zonas, tornando as emissões mais caras.
- Os clientes brasileiros não conseguem fazer emissões de bilhetes pelo site e devem fazê-las através da Central de Atendimento da empresa.
Tome Nota
Obviamente não existem programas de milhagens perfeitos e temos que aprender a explorar os benefícios que cada um oferece. Particularmente para mim, que vivo em Londres, o Executive Club é o melhor programa atualmente.
Atenção: Esse artigo foi originalmente publicado em dezembro de 2020 e atualizado em dezembrod e 2021.
Para Saber Mais
Neste link você pode saber mais sobre o Executive Club.
Aqui você pode ler sobre a diferença de preço ao se emitir um bilhete prêmio na Iberia ou na British Airways.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.