Nesta semana, os ministros da Comunicação e do Turismo, Juscelino Filho e Celso Sabino, assinaram um protocolo de intenções que prevê a melhoria da conectividade e a disponibilização de internet gratuita em destinos turísticos pelo Brasil.
A ação faz parte do movimento “Conheça o Brasil: Conectado”, que tem como objetivo melhorar o acesso à internet da população, viajantes e turistas, durante suas estadias nos principais destinos do país.
O documento prevê investimentos em infraestrutura de telecomunicações, além de mobilizar provedores desses serviços para viabilizar e melhorar a qualidade de conexão. Por outro lado, o Ministério do Turismo vai tentar articular com instituições públicas e privadas, estaduais e municipais, para obter mais informações sobre o acesso e qualidade para visitantes nacionais e estrangeiros.
O prazo de vigência desse protocolo será de dois anos, com possibilidades de prorrogação.
Regiões Beneficiadas
Ainda não há uma lista certa de regiões que serão contempladas pelo projeto, mas um primeiro plano de ação deve ser elaborado a partir de agora, assim como a fonte e valor dos recursos que serão necessários, também junto às operadoras.
“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações. Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Histórico no Brasil não é Positivo
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os dois ministérios anunciam medidas em parceria. No ano passado, o ministro da Comunicação recebeu demandas para acelerar o acesso ao 5G em pontos turísticos pelo país.
Foi prevista a realização de estudos sobre conectividade e as necessidades dessas cidades turísticas, porém isso nunca foi divulgado. E agora, será que o plano sai do “anúncio”?
O que você acha?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.