Um interessante relatório recentemente divulgado pela IdeaWorks e CarTrawler trouxe a tona a receita gerada pelas companhias aéreas ao redor do mundo com serviços adicionais como os relacionados às taxas de bagagens, seleção de assentos e programas de fidelidade.
Segundo o documento, no ano de 2023, o pagamento por parte dos passageiros para despacharem e por excesso de peso atingiu 33 bilhões de dólares nas vinte maiores empresas do mundo.
A expressiva cifra representa um aumento de 15% em comparação ao ano de 2022 e 4,1% de toda a receita gerada pelas companhias aéreas.
- 2019: $32,9 bilhões (3,7% da receita total)
- 2020: pandemia – $16,9 bilhões de dólares (3,9% da receita total)
- 2021: pandemia – $20,9 bilhões de dólares (4,6% da receita total)
- 2022: $29 bilhões de dólares (4,2% da receita total)
- 2023: $33 bilhões de dólares (4,1% da receita total)
Esse valor é referente a três principais itens: bagagens despachadas, taxas extras cobradas por excesso de bagagem despachada e também para malas de mão acima do peso.
Se considerarmos outros itens extras que geram receitas para as empresas aéreas como vendas durante o voo, as já citadas taxas de bagagem, seleção de assentos e programas de fidelidade, o valor total para 2023 foi de 117,9 bilhões de dólares.
Para o estudo foram verificadas empresas como as sul-americanas LATAM e Avianca, além de gigantes globais American Airlines, Delta, United, British Airways, Emirates, entre outras.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.