O planejamento de voo é um processo que pode ser bastante complicado e leva diversos fatores em consideração. Um exemplo claro é o fato das companhias aéreas estarem preferindo sobrevoar o espaço aéreo do Afeganistão ao invés do iraniano, em razão das recentes ataques de Israel. Empresas como Singapore Airlines, British Airways, Lufthansa, Turkish Airlines, Thai Airways, Air France, KLM, entre outras, já iniciaram essa mudança.
O voo sob o Afeganistão havia sido quase que completamente deletado dos planos desde que o Talibã assumiu o país, em razão dos riscos. O país, aliás, não tem controle de tráfego aéreo, mas passou a ser considerado menos perigoso que o Irã. Ainda assim, os pilotos são aconselhados a voarem acima de 32.000 pés de altura, onde armas superfície-ar são consideradas menos eficazes.
Um mapeamento feito através do rastreamento de voos no Flightradar 24, mostra que as mudanças dos planos de voo começaram em abril, durante os ataques de mísseis e drones entre Irã e Israel. Essa preocupação está ainda mais alta desde que o voo MH17 da Malaysia Airlines foi abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia.
Outro fator que é levado em consideração é a pressão que as companhias aéreas passam para economizar dinheiro em combustível em voos entre Europa e Ásia em razão do fechamento dos corredores aéreos por parte da Rússia desde a sua invasão na Ucrânia.
Com informações de Graphic News
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.