Poucas pessoas estão familiarizadas com esse assunto, mas é possível conseguir desconto em passagens de acompanhantes de passageiros com necessidade de assistência especial – PNAE. É um direito de quem precisa e vamos explicar como funciona.
Aqui você encontra:
Legislação
A base legal para esse desconto é a Resolução Anac nº009, que dispõe sobre o acesso ao transporte aéreo de passageiros que necessitam de assistência especial e a Resolução Anac nº 280, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo.
Como Funciona o Desconto
As resoluções estabelecem que:
Art. 27. O PNAE com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser acompanhado sempre que:
I – viaje em maca ou incubadora;
II – em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo; ou
III – não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência.
Nesses casos a empresa aérea deve providenciar um funcionário acompanhante gratuitamente ou ofertar desconto de até 80% do valor da tarifa para o acompanhante do passageiro com necessidade de assistência especial.
O desconto tem por base a tarifa paga pelo passageiro com necessidade de assistência especial e não inclui as taxas de embarque.
Formulários MEDIF e FREMEC
Para fins de avaliar as condições do passageiro, a empresa aérea solicita o preenchimento de um formulário chamado MEDIF – Formulário de Informações Médicas, ou Medical Information Form.
Esse documento deve ser preenchido a cada viagem, com o intuito de atestar que o passageiro está apto a fazer uma viagem de avião, além de informar das condições de necessidades que possua.
O MEDIF será avaliado pela empresa aérea, com prazo de resposta de 48h. Sendo que somente após essa resposta é que a passagem do acompanhante deve ser comprada. E o desconto será aplicado conforme as regras de cada companhia aérea.
Abaixo segue o link com informações das três companhias aéreas nacionais.
O desconto também é válido para voos internacionais, desde que sejam voos saindo do Brasil. Portanto companhias aéreas estrangeiras também devem proporcionar esse desconto para o acompanhante do PNAE.
Já o FREMEC, Frequent Traveller Medical Card, é um documento que tem validade de 1 ano e é utilizado quando as condições que caracterizam a pessoa como PNAE forem de caráter permanente e estável e os documentos já tiverem sido apresentados ao operador aéreo.
Tome Nota
É direito do passageiro PNAE ter um acompanhante em suas viagens e esse desconto ajuda muito quem precisa. Você já sabia dessa regra ou já emitiu alguma passagem assim?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.