O Comitê de Infraestrutura (CI) pode deliberar na terça-feira (14) uma proposta legislativa que permite que voos domésticos sejam executados por empresas estrangeiras, conforme o PL 4.715/2023.
A iniciativa foi apresentada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e obteve parecer positivo do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Segundo a normativa vigente, somente empresas constituídas conforme as leis nacionais, com matriz e gestão no território nacional, podem realizar voos internos.
O PL 4.715/2023 possibilita que companhias internacionais, autorizadas pelo Executivo, operem em trajetos determinados, em casos de necessidade pública ou interesse nacional.
Esse é um assunto antigo que, obviamente não agrada as três grandes nacionais, GOL, Azul e LATAM. Ou seja, com certeza teremos um forte lobby para fazer com que essa proposta acabe em uma gaveta qualquer no Senado.
Caso a proposta siga adiante e venha a ser aprovada, a empresa de baixo custo chilena Sky seria provavelmente a primeira a lançar voos dentro do Brasil, pois já manifestou tal interesse recentemente. Inclusive, já tivemos comentários na mídia que ao abrir novos voos entre Chile e Brasil a empresaria estaria considerando o que seria o desenho inicial de sua malha brasileira.
Para os brasileiros, quanto maior a concorrência, melhor. Principalmente em períodos como agora, nos quais os preços das passagens estão extremamente altos!
Informações Agência Nacional do Senado.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.