A comissão da União Europeia aprovou a compra da ITA Airways pela Lufthansa. Já faz mais de um ano que a Lufthansa fez uma proposta oficial para aquisição da empresa, e, desde então, as negociações estavam ocorrendo para que esse acordo fosse fechado.
Aqui você encontra:
ITA Airways
A ITA Airways foi formada a partir da ex-transportadora italiana Alitalia, em outubro de 2021. Atualmente, é uma empresa estatal, embora a Itália tenha tentado por muitos anos privatizar a sua transportadora nacional em dificuldades financeiras. Desde que foi formada, diversas partes manifestaram interesse em adquirir a companhia aérea.
Investimento da Lufthansa na ITA Airways
Em maio de 2023, o Ministério da Economia e Finanças Italiano e o Grupo Lufthansa chegaram a um acordo pelo qual a Lufthansa faria a aquisição de uma participação minoritária na ITA Airways. Pouco mais de um ano depois a Comissão da União Europeia aprovou a aquisição. Ou seja, a Lufthansa terá uma participação de 41% por meio de um aumento de capital de € 325 milhões. Em contrapartida, a Itália também concordou em investir mais € 250 milhões na companhia aérea.
Este acordo dá à Lufthansa o direito de adquirir as restantes ações da ITA Airways numa data posterior, até que detenha 100% da companhia aérea italiana.
Todas as partes teriam concordado com as concessões necessárias. O maior compromisso é que a Lufthansa e a ITA Airways terão de ceder slots no Aeroporto Milão (LIN) aos concorrentes. Além disso, a Lufthansa e a ITA Airways são responsáveis por garantir que haja mais concorrência fora do Aeroporto Fiumicino de Roma (FCO), em particular para os hubs das companhias aéreas da Star Alliance na América do Norte.
O conclusão da compra está prevista para o quarto trimestre de 2024. Dessa maneira, até lá, as duas empresas seguem sendo concorrentes.
Grupo Lufthansa
A ITA Airways se tornará a quinta operadora de rede no sistema multimarca e multihub do Grupo Lufthansa, complementando a Lufthansa, a SWISS, a Austrian e a Brussels.
O Grupo Lufthansa também conseguiu negociar que a ITA Airways venha a aderir à joint venture transatlântica da Star Alliance. Assim, permitindo à transportadora italiana coordenar rotas, horários e tarifas, com companhias como Air Canada, Lufthansa, SWISS, United, entre outras.
ITA Aiways na Star Alliance
Com a entrada no grupo Lufthansa a ITA Airways vai ingressar na aliança aérea Star Alliance, e isso pode ser interessante em termos de resgates de passagens com pontos, considerando, sobretudo, a facilidade que temos de gerar pontos na Livelo e, de lá, enviar sem deságio para a TAP, que também integra a aliança Star.
A conferir, contudo, como será a disponibilidade de assentos em especial em voos de e para o Brasil, isto é, se manterá a atual política de liberação do Grupo Lufthansa de liberação de assentos em datas mais próximas do voo, caso haja assentos ainda livres para comercialização, ou se outra política será adotada.
Tome Nota
A aquisição da Ita Airways pela Lufthansa já era algo negociado há bastante tempo e de certa maneira esperado que se concretizasse.
A concorrência no mercado italiano, principalmente nos voos de curta distância, é acirrada por conta das empresas aéreas low cost como Ryanair, EasyJet e Volotea. Nesse sentido, a compra não deve afetar tanto o mercado como em outras aquisições, como a do grupo Iberia e Air Europa, que também depende da aprovação da UE.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.