O maior aeroporto da África, com capacidade para 110 milhões de passageiros? É isso que o Grupo Ethiopian Airlines está construindo. Em janeiro de 2026, começaram as obras do Aeroporto Internacional de Bishoftu, a pouco mais de 40 km de Adis Abeba.
Com o novo projeto, a ideia é gerar um alívio para o Aeroporto de Bole e fortalecer a Etiópia como um ponto central que irá conectar a África e o mundo.
Inovação em grande escala
Com o surgimento do maior aeroporto da África, a Etiópia se prepara para um projeto monumental. A meta é receber até 110 milhões de passageiros por ano, com quatro pistas e terminais modernos. A primeira fase, que está prevista para 2030, deve atender 60 milhões de pessoas. Para facilitar o acesso, o governo investe em rodovia e linha férrea ligando o aeroporto ao centro da capital.
Os impactos socioeconômico do maior aeroporto da África
A estimativa é de que a construção e operação do aeroporto gerem 26.000 novos empregos, fomentando a economia local de Bishoftu. Um ponto crucial destacado pelas autoridades foi o cuidado com o impacto social. Programas de reassentamento e apoio às comunidades locais foram concluídos antes do início das escavações.
Ademais, o projeto está sob a liderança do Primeiro-Ministro Abiy Ahmed, com custo aproximado de US$ 10 bilhões (R$ 53 bilhões). De acordo com o CEO da Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew, este é um projeto que irá revolucionar o ecossistema de aviação do continente, além de ser um passo importante para a economia.
“É um orgulho para a Ethiopian Airlines e para toda a África. Iniciamos um novo capítulo com o Aeroporto Internacional de Bishoftu, que revolucionará o ecossistema da aviação no continente. Ao celebrarmos 80 anos de serviço, este projeto representa mais um marco, reafirmando nosso compromisso com o futuro do transporte aéreo africano e com a crescente demanda por nossos serviços de passageiros e cargas.”
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




