O indicador de atividades turísticas do IBGE registrou a segundo recuo consecutivo do turismo este ano, no mês de fevereiro, com 0,8% frente ao mês anterior – que também registrou a mesma porcentagem.
No entanto, ainda está 2,2% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. O indicador é calculado a partir de atividades da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do setor, como hotéis, transportes, restaurantes e agências de viagens.
Metade dos Estados Monitorados Registraram Baixas
São Paulo (-2,9%), Santa Catarina (-3,7%), Ceará (-5,4%) e Minas Gerais (-1,5%) foram os principais estados que obtiveram taxas negativas. Eles compõem um ranking de seis estados, dos 12 monitorados pelo IBGE. Em sentido oposto, Distrito Federal (8,3%) e Bahia (2,4%) registraram alta.
Na comparação fevereiro de 2024 x fevereiro de 2023, o índice de volume de atividades turísticas apresentou uma variação positiva de 0,3%, sendo impulsionada, principalmente, pelo aumento de receita de empresas que atuam no ramo de restaurantes, serviços de buffet, agências de viagens e espetáculos teatrais.
Um crescimento tímido, acompanhado apenas por seis estados, com destaque para Minas Gerais (4,9%), Rio de Janeiro (2,6%) e Bahia (5,7%).
Serviços Caem em Fevereiro
De forma geral, o ramo de serviços mostrou retração de 0,9% em fevereiro, após ter acumulado ganhos de 1,5% em três meses consecutivos.
Apesar de estar 11,5% acima dos níveis pré-pandemia, o segmento acaba com um saldo abaixo dos 1,9% registrados em dezembro, maior pico já monitorado.
Assim, o acumulado dos últimos 12 meses mostra perda de dinamismo do mercado, de 2,3% para 2,2%, mantendo a trajetória decrescente desde outubro de 2022.
Com informações de PANROTAS e Valor Econômico
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.