Nesta semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que o estado de São Paulo ganhará um novo aeroporto focado na aviação executiva e transporte de cargas, em Cajamar. O motivo, segundo Filho, é o crescimento da demanda brasileira de aviação e o transporte de passageiros que deve chegar a 135 milhões.
Em 2023 a aviação cresceu 35%, sendo que o estado de São Paulo representa 30%. Daqui 8 ou 10 anos os aeroportos do estado operarão no limite de suas capacidades e como o tempo para a construção de um aeroporto leva entre cinco e 10 anos, o ministro está pensando na expansão dos mesmos.
“Como passa uma ferrovia na frente, ele vai ter um olhar tanto para o transporte de cargas como também para o transporte do turismo de negócios”, disse Costa Filho.
Cajamar é Estratégico para Transporte de Cargas
O terreno onde será construído o aeroporto, ainda sem data prevista para início das obras, faz parte de um projeto antigo da CCR, que em abril de 2023 comunicou aos acionistas a descontinuação do projeto. Mas, com o interesse do governo em ajudar na viabilidade, ele foi retomado.
Por passar próximo de uma linha férrea, foi determinante a definição de um novo terminal que funcione como um centro de transportes de cargas, oferecendo também maior possibilidade de conexão com o interior do estado do que Congonhas ou Guarulhos.
O ministério solicitou, ainda no ano passado, um estudo sobre a necessidade e viabilidade de um aeroporto na região, que ainda deve ser finalizado até o primeiro semestre deste ano.
Caso aprovado, o aeroporto de Cajamar deve ter um prazo de cinco a sete anos para ser construído.
O que você acha da ideia de um aeroporto em Cajamar?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.