Ainda pouco conhecida no Brasil, a empresa colombiana de baixo custo Viva Air suspendeu ontem todos os seus voos com efeito imediato, afetando inclusive passageiros brasileiros que estão na Colômbia, sem ter como voltar para o Brasil.
Em junho de 2022 a Viva Air lançou 5 operações semanais para São Paulo com aeronaves Airbus A320neo, além de voos baratos para outros destinos no México e até mesmo Estados Unidos, sempre via Medellín. Além de bilhetes pagos, no Brasil a Viva Air fechou parceira com a Smiles, permitindo a seus clientes a emissão de passagens com milhas.
No segundo semestre do ano passado, a Viva Air e a Avianca anunciaram a fusão de suas operações, que foi posteriormente negada pelo governo colombiano sob a alegação de que haveria grande concentração no mercado nacional. As empresas recorreram da decisão e até agora não obtiveram uma resposta.
A LATAM e a JetSmart, diante de tal indefinição, apresentaram propostas para comprar a Viva Air e indicaram que gostariam de acompanhar a análise do governo colombiano, consequentemente, atrasando ainda mais o processo como um tudo.
Diante de tal indefinição, a situação financeira da Viva Air se deteriorou ainda mais e no dia 13 de fevereiro a empresa entrou com um pedido voluntário de recuperação judicial. Ontem, em mais um capítulo de sua saga, a empresa suspendeu todos os seus voos, afetando os seus passageiros que ficaram sem condições de voltar para casa.
Em seu site a empresa tem o seguinte comunicado, no qual culpa a indefinição do governo colombiano pela suspensão de suas operações:
Até o momento não há nenhuma informação, seja por parte da Viva Air, do governo da Colômbia ou de outras empresas aéreas, de como os passageiros afetados serão ajudados. Especificamente com relação aos brasileiros, ainda não se sabe quantas pessoas precisarão de ajudar para serem repatriadas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.