Cidades como Lauterbrunnen e Zermatt, na Suíça, estão considerando a implementação de novas taxas de turismo para controlar o fluxo excessivo de visitantes, que tem causado transtornos aos moradores locais. A medida visa combater o turismo de massa, com tarifas variando de CHF 5 a CHF 12 para turistas que passarem apenas um dia nessas regiões, sem pernoite.
Prepare o bolso – ainda mais! Além de ser um dos destinos mais caros da Europa, algumas cidades da Suíça estão estudando a possibilidade de implementar ou aumentar as taxas de turismo.
O objetivo, segundo as entidades responsáveis, seria frear o turismo de massa. Em 2023, cerca de 12 milhões de turistas atravessaram a fronteira para conhecer as paisagens de tirar fôlego, infinitos lagos, montanhas e vilarejos históricos, o que tem despertado a ira de moradores locais.
Lauterbrunnen – Um Vilarejo de 800 Habitantes
Duas cidades bem populares do país já estão a meio caminho de cobrar as taxas. Uma delas é Lauterbrunnen, um vilarejo belíssimo localizado ao lado de Interlaken, que caiu no gosto popular.
Com a cascata Staubbach de 270 metros de altura ao fundo, a cidade virou cenário fotográfico para posts em redes sociais, ganhando fama e conhecimento. Todos os dias, milhares de visitantes buscam os melhores ângulos e cabam por trazer lixo, barulho e transtornos para os 800 habitantes locais.
Por isso, a cidade estuda colocar a cobrança de CHF 5 e CHF 10 (cerca de R$ 66 na moeda atual), para visitantes que passarem somente um dia pela região, de carro ou ônibus turístico. A princípio, turistas que pernoitarem no local estarão isentos da taxa.
Zermatt Quer Cobrar Outra Taxa de Turistas
A outra cidade é Zermatt, no meio dos Alpes, famosa por pistas de esqui e pela imponente montanha Matterhorn. Com 5 mil habitantes e sendo acessível somente por transporte público, o local pretende cobrar CHF 12 (R$ 78) de turistas que passem apenas um dia na região. Turistas com reservas em hotéis, entregadores e comerciantes, não pagam a taxa.
Vale lembrar que já existe na cidade uma cobrança de CHF 4 por noite e por visitante acima de 16 anos.
Movimento Anti Turistas
Zermatt e Lauterbrunnen estão longe de serem as únicas cidades a implementarem taxas de turismo. Diversos outros destinos pelo mundo já adotam a mesma prática com os mesmos objetivos de controlar o turismo de massa.
Países como Itália, Espanha, Grécia e Japão, anunciaram recentemente a cobrança de taxas de turismo. No entanto, a iniciativa, pelo menos em Veneza, pareceu não dar muito resultado, o que fez com o que o Governo local elevasse um pouco mais os valores.
Na sua próxima viagem não esqueça de se manter atualizado quanto a estas cobranças, pois ao que tudo indica, elas vieram para ficar.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.