O Brasil é uma mistura de culturas e nacionalidades. Penso que essa seja uma das características principais do nosso país que atraem tantos turistas. É possível encontrar a influência desta mistura cultural em vários cantos. Vamos citar aqui 3 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Europa.
Aqui você encontra:
Cidades Brasileiras Para Você se Sentir na Europa
Paraty – Rio de Janeiro
Com certeza esta deveria ser a primeira da nossa lista das cidades brasileiras para você se sentir na Europa! Andar pelas ruazinhas de paralelepípedos (ou pés-de-moleque, como são chamados) de Paraty é como caminhar por algumas ruas de Portugal.
Fundada em 1667, a cidade localiza-se a 240 quilômetros do Rio de Janeiro e a 270 de São Paulo, na região conhecida como Costa Verde.
Com cerca de 45 mil habitantes (conforme o Censo de 2022), a cidade foi elevada a Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO por causa de sua cultura e biodiversidade extraordinárias.
Paraty conserva casarões e igrejas que nos fazem remeter ao passado. Em seu centro histórico felizmente o tráfego de automóveis é proibido.
No passado Paraty desempenhou um papel econômico relevante por fazer parte da Rota do Caminho do Ouro, por onde este metal, assim como pedras preciosas advindos de Minas Gerais eram escoados e, posteriormente, embarcados para Portugal. A passagem da produção de cana de açúcar pelo local contribuiu também para sua relevância.
O que Ver em Paraty
6 Passos da Paixão
Você poderá conhecer os 6 passos da Paixão de Cristo, localizados no Centro Histórico, cujo destino final foi a sua crucificação. Durante a semana santa estes pontos servem como oratórios. Aliás, essa é a única época do ano em que eles são abertos.
Os passos que se localizam na Igreja Santa Rita e na Rua do Comércio são originais. Os demais, após serem demolidos em 1929, foram reconstruídos pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus.
Cais de Paraty
O Cais de Paraty localiza-se no Centro Histórico da cidade. É o ponto de partida dos passeios de escuna e traineiras. Ele foi recentemente batizado como Cais de Turismo Amyr Klink. E nada mais justo, afinal Amyr Klink sempre cita Paraty em seus livros.
Reservas e Parques de Paraty
Além de fazer fronteira com o Parque Estadual da Serra do Mar, Paraty é riquíssima no que diz respeito a recursos naturais. E o melhor é que 83% de toda esta riqueza encontra-se protegida por leis ambientais.
Paraty oferece a seus visitantes 6 unidades de Conservação:
- O Parque Nacional da Serra da Bocaína
- A Reserva Ecológica de Joatinga
- A Área de proteção ambiental do Cairuçú
- O Parque Estadual de Paraty-Mirim
- A Área de proteção ambiental da Baía de Paraty
- A Estação Ecológica de Tamoios
Por onde você olha a Mata Atlântica é abundante!
Igrejas de Paraty
A cidade de Paraty possui várias igrejas a serem visitadas. Podemos citar aqui:
- Igreja de Santa Rita
- Igreja Nossa Senhora das Dores (conhecida como Capelinha)
- Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (que é a igreja matriz)
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
- Capela da Generosa
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- Igreja da Penha
Você pode conhecer um pouco mais sobre cada um destas igrejas clicando aqui.
Gramado – Rio Grande do Sul
A região sul do país recebeu grande influência alemã e italiana e, em menor escala, portuguesa, síria e libanesa. Gramado é um típico exemplo disso.
Conhecida como o Jardim das hortênsias do Rio Grande do Sul, a cidade foi criada em 15 de dezembro de 1954 e possui pouco mais de 40.000 habitantes (segundo o Censo de 2022).
Existem várias versões sobre a origem do seu nome. Uma delas é que a cidade era passagem para tropeiros que cuidavam do gado nos campos da parte superior da Serra – isso no final do século XIX. Quando chegaram ao topo encontraram um pequeno campo, com uma grama verde e macia. Daí surgiu o nome Gramado.
Inicialmente, em 1875, a cidade foi colonizada pelos portugueses; depois pelos alemães e italianos. E aí deu-se início à diversidade da cultura que esta cidade possui e que atrai tanto turistas todos os anos.
No verão as temperaturas podem chegar aos 30 graus. Em compensação no inverno, até neve pode cair!
A cidade oferece uma boa diversidade hoteleira e excelentes opções gastronômicas.
Alguns eventos anuais atraem milhares de turistas, como o Festival de Cinema e o Natal Luz.
O que Ver em Gramado
Caminhar pela Rua Coberta
A Rua Coberta fica bem no centro da cidade, em frente ao Palácio dos Festivais. Além da cobertura, a rua possui várias plantas pendentes, o que a faz ainda mais charmosa. Ela liga a Avenida Borges de Medeiros, que é a principal avenida da cidade, à Rua Garibaldi.
São 100 metros de comprimento com diversas lojinhas e restaurantes. Ali também acontecem vários eventos.
No geral as lojas ficam abertas até as 19h00, mas em outras épocas, como durante o Natal Luz, o horário se estende até as 21h00. Já os restaurantes funcionam até a meia noite. E se quiser esticar para um cineminha, o único da cidade fica bem em frente, no Palácio dos Festivais.
Parque Mini Mundo
Tudo começou com um sonho, há trinta anos, quando Otton Höppner construiu uma Casinha de Bonecas e uma mini ferrovia. A ideia era criar um mundo melhor e mais feliz. Hoje, quatro gerações depois, a família continua construindo e mantendo esse feito.
O Parque tem vários personagens como o Ursinho Gui, a Ursinha Ana, a Princesa Rafa e outros. Sua característica principal é a reprodução fiel dos locais.
O Parque possui uma boa infraestrutura para os visitantes, com locais para alimentação, lojas temáticas e um espaço reservado para as crianças menores.
Maiores informações podem ser obtidas no aqui site do Parque.
Hollywood Dream Cars
Se você é amante de carros clássicos, esta é uma parada obrigatória!
Inaugurado em julho de 1997, o Hollywood Dreams Cars possui mais de 30 exemplares, de marcas bastante famosas que compõem a história da indústria cinematográfica e automobilística.
A exposição ocupa 1.000 metros divididos em dois andares. Além de raridades das décadas de 20 a 60, você terá a oportunidade de ver a maior coleção de Cadillacs de toda a América Latina.
Entre os principais destaques da exposição estão o Rolls Royce, Lincoln e, principalmente, o Ford Modelo A datado de 1929.
Mais informações poderão ser obtidas clicando aqui.
Holambra – São Paulo
Holambra oferece mais do que a linda exposição anual de flores e é uma das cidades brasileiras, próximas a São Paulo, que fará você se sentir na Europa.
A 132 quilômetros de São Paulo, a cidade foi fundada em 14 de julho de 1948. Seu nome deriva-se da junção das palavras Holanda, América e Brasil.
A paixão pelo cultivo de flores começou com a influência holandesa na cidade.
Holambra ocupa o 61º lugar no índice de qualidade de vida no Brasil. E é a cidade do Brasil que possui o melhor índice no quesito segurança. Além disso, Holambra pertence ao grupo dos 29 municípios paulistas classificados como Estâncias Turísticas, por cumprir os pré-requisitos exigidos pela Lei estadual. Isso significa que estes municípios recebem uma verba maior do Estado a fim de promover o turismo regional.
Atualmente a cidade conta com cerca de 15.200 habitantes.
O que Ver em Holambra
Moinho Povos Unidos
Quando pensamos em Holanda, uma das primeiras imagens que nos vem à mente é a de um moinho. Por isso, esta é uma das principais atrações da cidade.
Inaugurado em 2008, este é um típico moinho holandês. Ao seu redor existe um grande parque, palco de diversas feiras e eventos. Você também encontrará ali diversas lojinhas de souvenirs e artesanato.
É possível visitar o moinho por dentro e até subir ao seu topo para ter uma vista privilegiada da cidade. O passeio tem início no primeiro andar, onde o visitante conhece como essas construções eram utilizadas em todo o mundo. Logo após são conduzidos a uma imersão especial na Holanda. Já no terceiro andar é possível saber como foi possível construir um moinho aqui no Brasil. Já nos quarto e quinto andares, os visitantes terão a oportunidade de conhecer como é todo o funcionamento desta obra magnífica, assim como as ferramentas, engrenagens, etc., utilizadas.
Você pode conferir maiores informações sobre o Moinho visitando aqui seu site.
Deck do Amor e o Lago Vitória Régia
O Deck do amor tem sua inspiração numa antiga tradição francesa. Inaugurado em 2015, é um lugar inspirador para os apaixonados passarem um tempo e, antes de sair, colocar ali um cadeado com seus nomes. Depois, devem jogar as chaves fora – no caso, no Lago Vitória Régia. O que isso simboliza? Que os pombinhos ficarão juntos para sempre!! Atualmente existem mais de 8000 cadeados deixados ali!
Em algumas ocasiões o local é palco de apresentações culturais e musicais.
Museu Histórico de Holambra
O Museu Histórico de Holambra conta a história desta cidade. No Foto Hall a imigração e colonização é contada através de uma exposição de fotos, objetos e filmes.
Já na parte exterior do museu, é possível ver exemplares antigos de maquinários e tratores. Outra atração do Museu são as réplicas de casas decoradas conforme o estilo da época.
Quer saber mais informações sobre o Museu Histórico de Holambra? Clique aqui.
E você tem alguma sugestão de cidades brasileiras que fizeram você se sentir na Europa?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.