O turismo brasileiro recebeu mais um reconhecimento recentemente. Dessa vez foi o fato da cidade de Antônio Prado, localizada no interior do Rio Grande do Sul, ter sido selecionada como uma das melhores vilas turísticas de todo o mundo, de acordo com o selo “Best Tourism Villages”, concedido pela ONU Turismo.
Localizada na Serra Gaúcha, o município de Antônio Prado tem pouco mais de 13 mil habitantes e fica 184 quilômetros distante da capital do estado, Porto Alegre. A cidade possui o título de maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil, com um total de 47 edificações tombadas como patrimônio histórico.
Outras tradições locais que ajudam a emanar a cultura é a “Noite Italiana”, festa típica da gastronomia e uma das maiores do Brasil, e o Festival Nacional da Massa (FENAMASSA), que acontece no mês de novembro e chega a atrair mais de 50 mil visitantes de diferentes origens.
“Esta é uma vitória que mostra a força do nosso turismo rural. Antônio Prado é um tesouro que preserva a história da imigração italiana e transforma em uma experiência turística rica e saudável. Iniciativas como esta são muito importantes, valorizam as comunidades, geram renda e colocam nossos destinos como uma vitrine global, declarou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Essa é a quinta edição da iniciativa da ONU Turismo para promover e reconhecer pequenas cidades que se destacam pela inovação, sustentabilidade e inclusão social através do turismo. A atual edição contou com 270 candidaturas oriundas de 65 países diferentes. Além de Antônio Prado, o Brasil teve outras sete finalistas. São elas: os distritos de Cocanha (São Paulo), Conceição de Ibitipoca (Minas Gerais), além dos municípios de Delfinópolis (Minas Gerais), Grão Mogol (Minas Gerais), Tiradentes (Minas Gerais), Leoberto Leal (Santa Catarina) e Piraí (SC).
Em 2021 uma região brasileira já havia sido eleita para o mesmo selo, quando Testo Alto, em Promenade, Santa Catarina, entrou na lista final.
O local é reduto da cultura pomerano no país, com casas em estilo enxaimel, preservação do dialeto germânico e das tradições dos imigrantes. Hoje a região aposta no cicloturismo, possibilitando que os turistas possam explorar todas as paisagens e vivenciando a rotina da comunidade.
Todas as regiões selecionadas, 319 vilas atualmente, fazem parte de uma rede de troca de experiências, boas práticas e aprendizado em comum.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





