O primeiro trem que deve integrar a nova linha do metrô de São Paulo do bairro do Morumbi até o Aeroporto de Congonhas foi enviado pela China. O monotrilho que era previsto em 2013, agora deve ser entregue apenas em 2026.
A montadora chinesa BYD fez o comunicado no parque industrial de Guangna, na província de Sichuan, com a presença do vice-presidente do grupo, Ren Lin, junto do presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, além da participação em vídeo do governador paulista, Tarcísio de Freitas.
Ao todo serão 14 encomendas para compor a Linha 17-Ouro.
Testes Começam em Julho
O vice-governador do estado, Felício Ramuth, havia dito que a antiga empresa responsável pelo monotrilho faliu, e por isso, foi necessário localizar uma nova empresa, por meio de licitação, que estivesse disposta a assumir o projeto e fazer as adaptações dos trens. A concessão, no entanto, é da CCR.
A primeira unidade deve chegar ao Porto de Santos em julho, onde será usada para os testes necessários. A obra só deve ficar pronta em 2026.
BYD Tem Projeto em Salvador
A empresa chinesa parece ter grande interesse pelo Brasil já que há outro projeto de monotrilho no país, em Salvador, na Bahia. Lá, ela é responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio, com o fornecimento de 28 composições de quatro carros cada.
Tanto em São Paulo quanto na capital baiana, os trens são automáticos, sem condutor e operam com tração elétrica, sustenta por pneus que andam nas vigas de concreto.
Com informações de Folha de S. Paulo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.