O mundo das viagens ganhará mais um exemplo da conexão entre hotelaria e gastronomia. Depois do anúncio dos planos de abertura de hotéis por parte do Grupo Rubaiyat, agora foi a vez do tradicional Guia Michelin anunciar que passará a fazer avaliação e reconhecimento de hotéis em todo mundo. A divulgação das Chaves Michelin será no dia 08 de outubro de 2025, em Paris.
A cerimônia acontecerá no Musée des Arts Décoratifs com direito a transmissão online nas plataformas do Michelin. Ao todo serão cerca de 300 hoteleiros internacionais, jornalistas e influenciadores do setor de viagens.
As Chaves Michelin começaram com avaliações de hotéis no último ano com 15 destinos, que serão expandidos agora para uma seleção que engloba todo o mundo. A expectativa é que a seleção possa fazer o reconhecimento dos hotéis que entregam uma experiência de alto nível e momentos inesquecíveis, além de simplesmente luxo e localização. O objetivo da instituição é reconhecer apenas os melhores, assim como faz na alta gastronomia com as estrelas Michelin.
Serão cinco critérios utilizados de maneira universal:
- Conexão com o destino local
- Experiência em arquitetura e design
- Qualidade no serviço e conforto
- Coerência entre preço e experiência
- Personalidade e autenticidade
Já em relação os níveis dos selecionados, serão três opções:
- 1 Chave Michelin = uma estadia muito especial
- 2 Chaves Michelin = uma estadia excepcional
- 3 Chaves Michelin = uma estadia extraordinária
Ao todo a seleção contará com 1.500 hotéis espalhados ao redor de 125 países que foram avaliados pessoalmente pelos inspetores do Michelin, e não por algum tipo de algoritmo, inteligência artificial ou votação popular.
Além dos resultados das Chaves Michelin, a instituição aproveitará para divulgar os vencedores de quatro novos prêmios:
- Architecture & Design – para hotéis com design inspirador
- Wellness – para experiências completas de bem-estar
- Local Gateway – para hotéis que se conectam profundamente com seu entorno
- Opening of the Year – para estreias que marcaram a hotelaria
A divulgação dos cinco indicados de cada categoria acontecerá nas redes sociais do Michelin nas semanas anteriores à premiação.
As Estrelas Michelin
As famosas estrelas Michelin foram criadas em 1926, como apenas uma possibilidade, com sua expansão para o sistema de três níveis adotados entre 1931 e 1933 sendo válidas até hoje. O modelo surgiu como uma maneira de reconhecer as melhores experiências gastronômicas e a qualidade das cozinhas de todo o mundo.
Significam respectivamente:
- uma Estrela MICHELIN: Uma cozinha de grande nível – Vale a pena parar.
- duas Estrelas MICHELIN: Uma cozinha excecional – Vale um desvio.
- três Estrelas MICHELIN: Uma cozinha única – Justifica a viagem.
A expectativa da empresa é que as Chaves Michelin alcancem o mesmo nível de reconhecimento e importância no mercado.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





