Em sua palestra no Fórum PANROTAS 2022, que aconteceu na última semana, Jerome Cadier, CEO da LATAM, se posicionou publicamente sobre dois temas polêmicos – o despacho gratuito de bagagens e a venda de milhas.
Como era de se esperar, o seu posicionamento sobre estes assuntos gerou discussões acaloradas no mundo online. Veja o que pensa o executivo sobre cada um dos temas.
Aqui você encontra:
Despacho Gratuito de Bagagem
“Acredito que ainda existe o risco do veto ao despacho gratuito de bagagem ser derrubado no Congresso, o que seria um passo para trás impressionante nesse país. O impacto negativo é incalculável. O que vimos é quase uma revanche contra o setor pelo aumento das passagens.
Eles não entendem como isso prejudica o Brasil, prejudica a atratividade para novas empresas e demonstra volatilidade das regras…[ ]” afirmou Cadier.
A discussão sobre a proibição da cobrança do despacho de bagagem voltou à cena nacional com a deputada Perpétua Almeida (PCdoB – AC) que inclui uma emenda na Medida Provisória 1089/21 para tal fim e alegou:
“Adotada a medida e passados mais de dois anos, não houve redução dos preços das passagens aéreas, e sim aumentos exorbitantes e queda na qualidade dos serviços prestados”.
A emenda, após aprovada no Congresso e Senado, foi vetada pelo Presidente da República, porém o veto corre o risco de ser derrubado no Congresso.
A realidade é que hoje, nós consumidores, nos encontramos num beco sem saída no que diz respeito a esse assunto. A intenção, por parte das empresas aéreas, de reduzir o preço das passagens com a cobrança do despacho de malas, se é que ela realmente existiu, foi engolida pela pandemia, alta do petróleo e inflação.
Olhando para o futuro, se tal proibição entrar em vigor, certamente as empresas aéreas não abrirão mão desta fonte de receita e o valor do despacho de malas será embutido no preço das passagens. Com isso, todos os passageiros, independente de despachar bagagem ou não, estarão arcando com esse custo.
Comércio de Milhas – Um Câncer
Já sobre a compra e venda de milhas no mercado paralelo, Jerome Cadier disse:
“O Brasil é o único país do mundo que tem um mercado de milhas como temos. Precisamos nos perguntar se estamos na direção certa. Na minha opinião, estamos na direção errada, desvirtuamos um programa de fidelidade, transformando em uma indústria.
Precisamos que o Brasil se alinhe com práticas internacionais. A LATAM tem trabalhado no caminho de eliminar esse mercado de milhas, que é um câncer.
Pois bem, vamos torcer para que a LATAM não erre o paciente ao tratar o câncer.

Venda de pontos com desconto

Compra bonificada acumulando pontos extras

Transferência bonificada
HT: Panrotas
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.