Cathay Pacific aposta na alta gastronomia chinesa com um novo menu na classe executiva, inspirado nas Oito Grandes Culinárias Regionais do país e focado em elevar a experiência a bordo com sofisticação cultural.
A Cathay Pacific lançou recentemente um novo menu na classe executiva que promete transformar a experiência gastronômica a bordo em uma verdadeira imersão gastronômica pela China. Batizada de “Chinese Classics”, a novidade apresenta pratos inspirados nas Oito Grandes Cozinhas da China, um conjunto que representa a diversidade e sofisticação da tradição culinária do país.
Oito Grande Cozinhas da China

A proposta da Cathay é incluir, ao longo dos próximos meses, pratos representativos das cozinhas de regiões conhecidas por seus sabores únicos, técnicas refinadas e forte identidade cultural. As Oito Grande Cozinhas da China são das seguintes regiões:
- Sichuan
- Fujian
- Jiangsu
- Zhejiang
- Shandong
- Guangdong
- Hunan
- Anhui
Neste ano, os primeiros destaques virão de Sichuan, Fujian, Jiangsu e Zhejiang. O plano é que todas as oito tradições estejam no cardápio até 2026.
Para viabilizar essa proposta em um ambiente com limitações operacionais como o avião, a equipe culinária da companhia passou por uma extensa fase de pesquisa e testes. O desafio foi adaptar receitas tradicionalmente complexas a um formato que preservasse autenticidade, apresentação e sabor, mesmo em grandes altitudes.
Gastronomia de Conexão Cultural
Segundo a diretora de experiência do cliente da Cathay, Erica Peng, a ideia é oferecer mais do que uma refeição.
“Essas opções gastronômicas cuidadosamente elaboradas são vibrantes tanto no sabor quanto na apresentação. Esperamos que esses pratos icônicos possam oferecer aos nossos clientes um gosto de casa e aquecer seus corações, onde quer que estejam voando conosco.”
O novo menu da Cathay Pacific chega para complementar as opções “Hong Kong Flavours” — que valorizam a identidade local da cidade-sede da companhia — e os pratos “International Favourites”, voltados ao paladar global. Com isso, a companhia ganha alguns pontos no quesito diferenciação no serviço de bordo, unindo culinária de alto nível e divulgação cultural.
Um Prato por Mês
A introdução dos pratos será gradual, com um novo item sendo adicionado ao menu a cada mês. Isso permitirá que os passageiros vivenciem, ao longo do tempo, um panorama completo da riqueza culinária chinesa, desde a picância de Hunan até a leveza e equilíbrio da cozinha de Jiangsu.
Além da preocupação com sabores autênticos, os pratos seguem altos padrões de controle de qualidade, um fator crítico para a segurança e consistência na aviação. A Cathay busca, com isso, estabelecer um novo patamar de referência quando o assunto é gastronomia aérea com identidade.
Aposta no Soft Product
Com o lançamento do “Chinese Classics”, a Cathay Pacific mostra que entende o poder da gastronomia como ferramenta de hospitalidade e posicionamento de marca, buscando oferecer menus bem executados, culturalmente relevantes e cuidadosamente pensados.
A companhia segue o movimento de várias companhias aéreas asiáticas que investem fortemente naquilo que o setor chama de soft product, um termo usado na indústria da aviação para designar todos os aspectos da experiência do passageiro que não estão ligados à estrutura física da cabine ou da aeronave. Isso inclui o serviço de bordo, a qualidade das refeições, o atendimento da tripulação, os amenity kits, o entretenimento, etc.
Com o novo cardápio a companhia reforça esse apelo: um serviço mais sensorial, com sabores autênticos e cuidadosa curadoria cultural, agregando valor à experiência do passageiro.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





