Quem não se lembra daquela fatídica segunda-feira em que vimos a linda Catedral de Notre Dame sendo destruída em um grave incêndio? Essa cena horrível aconteceu no dia 19 de abril de 2019. Mas as notícias são boas! A Catedral de Notre Dame será reaberta para visitação ainda este ano!
O processo de restauração foi lento: durou por volta de cinco anos. O incêndio destruiu completamente o telhado do prédio, além de ter derrubado a torre da igreja. Na época, o presidente Emmanuel Macron prometeu que a catedral seria reconstruída. Posteriormente, ele estipulou um prazo: até 2024 ela ficaria pronta.
A construção da Catedral de Notre Dame começou no ano de 1163 e levou mais de 200 anos para ser totalmente concluída, sendo aberta ao público no século XIV. Ou seja, foram necessários mais de 200 anos para que o prédio fosse concluído e aberto ao público. Sua arquitetura é um exemplo marcantemente gótico. Sem dúvida, seu maior destaque é a torre central. Embora seu acesso exija um pouco de esforço, afinal a escadaria é bastante íngreme, a vista que o topo da torre proporciona vale cada degrau subido!
A restauração do prédio segue seu projeto original. Isso inclui sua torre, com 96 metros de altura que foi originalmente projetada por Eugene Viollet-le-Duc, por volta de 1800. Vale ressaltar que o exterior da catedral continuará em restauração e será plenamente concluído em 2028.
Macron informou ainda que a abertura de um dos monumentos mais visitados em todo o mundo acontecerá em 8 de dezembro de 2024, dia da Imaculada Conceição. E contará com um ilustre convidado: o Papa Francisco! Todas as pessoas envolvidas no processo de restauração poderão visitar a catedral entre os dias 10 e 15 de dezembro. Já para as visitas públicas, a reabertura acontecerá em 16 de dezembro.
O secretário geral da catedral, Olivier Josse, informou que, a partir de março já estão sendo aceitas reservas para grupos de peregrinação. Os grupos culturais poderão fazer suas reservas a partir de junho. Ele informa ainda que, antes do incêndio, a catedral recebia, em média, 10 a 11 milhões de visitantes ao ano. Com a reabertura, a previsão é a de que este número suba para 15 milhões/ano, 40 mil por dia. Olivier Josse expressou sua preocupação, mais do que justificada, com a administração de um número tão grande de visitantes.
Como sempre aconteceu, a visita à catedral será gratuita e acontecerá diariamente entre 07h45 e 19h45. Mas há algumas regras: grupos de visitantes não serão admitidos durante os cultos, nem aos sábados e domingos a tarde; os grupos poderão ter, no máximo, 25 visitantes que serão obrigados a adquirir os audiofones. Já para pessoas físicas, as filas serão eletrônicas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.